O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão foi elaborado no programa Microsoft® Word ou compatível, gravado em formato doc ou docx.
  • O texto está com espaçamento de 1,5 entre as linhas, usa uma fonte Times New Roman de tamanho 12-pontos, layout de página em tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm) e margens de 2 cm.
  • Enviou figuras, gráficos, quadros e tabelas em formato aberto, em preto e branco ou escala de cinza e submetidos em arquivos separados do texto, um a um, seguindo a ordem que aparecem no estudo.
  • Encaminhou, em arquivos separados, a Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais, e o Parecer de Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP (quando pertinente).

Diretrizes para Autores

A Revista Bionorte publica artigos originais de âmbito experimental ou aplicado, estudos de caso, relatos de caso, revisões integrativas e sistemáticas e cartas ao editor. Os manuscritos devem destinar-se exclusivamente à Bionorte, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico, tanto do texto, quanto de figuras e tabelas, quer na íntegra ou parcialmente. É de inteira responsabilidade dos autores os conceitos e opiniões emitidos nos manuscritos, não refletindo obrigatoriamente a opinião do Conselho Editorial.

A periocidade da revista é semestral, e, a critério dos Editores, podem ser publicados números especiais que seguem o mesmo processo de submissão e avaliação dos números regulares.

A Bionorte não cobra taxas dos autores para a submissão ou para a publicação de trabalhos, mas, caso o artigo seja aprovado para editoração, fica sob a responsabilidade dos autores a tradução do artigo para a língua inglesa (opcional), com base em uma lista de revisores e tradutores indicados pela revista.

Os critérios de avaliação dos manuscritos incluem: originalidade, contribuição na área de conhecimento, adequação metodológica, clareza, atualidade e impacto social. Os manuscritos aceitos para publicação poderão ter revisões editoriais para promover sua clareza e entendimento sem modificar seu conteúdo.

Antes de serem enviados para avaliação pelos pares, os artigos submetidos à revista Bionorte passam por software detector de plágio (Copyspider). Assim, é possível que os autores sejam questionados sobre informações identificadas pela ferramenta para que garantam a originalidade dos manuscritos, referenciando todas as fontes de pesquisa utilizadas. Artigos que apresentarem elevada similaridade de texto serão rejeitados.

Documentos necessários para submissão
Página de Títulos: informações dos autores, categoria do artigo, fomento (se houver), agradecimentos (opcional), conflito de interesse, vínculo institucional, contribuições individuais. 
- baixar, preencher e salvar em formato doc. ou docx. para ser anexado durante a submissão: modelo.

Manuscrito.
- arquivo de texto (artigo científico) e figuras, tabelas, quadros ou gráficos (submetidos separados do texto).

Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais.
- baixar, preencher e salvar em formato PDF para ser anexado durante a submissão: modelo.

Parecer de Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).
- submetido no formato PDF.

Cada documento deve ser anexado, separadamente, no campo indicado pelo sistema.

Informações sobre os autores
Cada artigo científico poderá ter, no máximo, sete autores. As informações devem ser incluídas apenas no formulário de submissão e na página de títulos: nome completo, instituições de vínculo com até duas hierarquias, código ORCID ID (Open Researcher and Contributor ID) e e-mail. Submissões sem o identificar ORCID não serão aceitas.

Preparação e formatação do texto
O texto pode ser submetido em português, espanhol ou inglês. Deve ser digitado no programa Microsoft® Word ou compatível (formato doc. ou docx) para ser anexado no campo correspondente do formulário de submissão. O texto não deve conter qualquer informação que possibilite identificar os autores ou instituições a que se vinculem. Além disso, deve estar em espaçamento de 1,5 entre as linhas, justificado, usar uma fonte Times New Roman de tamanho 12-pontos, layout de página em tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm) e margens de 2 cm. Os parágrafos localizados nos elementos Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão devem ser apresentados com recuo na primeira linha de 1,25 cm.

Composição do texto
O manuscrito pode ter no máximo 15 laudas (sem contar figuras, tabelas, quadros ou gráficos que devem ser submetidos separadamente) e deverá conter os seguintes itens.

Título: que expresse clara e sucintamente o conteúdo do texto, contendo, no máximo, 15 palavras. Evite a inclusão de dados metodológicos nesse elemento. Deve ser escrito em três idiomas (português, espanhol e inglês), apresentado em negrito, centralizado e em caixa alta. 

Resumo: em português, espanhol e inglês, contendo no máximo 200 palavras que expresse o objetivo, o método empregado e os principais resultados e conclusões do trabalho. Deve ser estruturado, justificado e com espaçamento entre linhas de 1,0 (simples), empregando os tópicos Objetivo, Materiais e Métodos, Resultados e Conclusão, todos em negrito. Não empregar citações ou siglas, à exceção de abreviaturas reconhecidas internacionalmente.

Palavras-chave: ao final do resumo, incluir de três a cinco palavras-chave, separadas por ponto (apenas a primeira inicial maiúscula), utilizando os termos apresentados no vocabulário estruturado (DeCS), disponíveis em: www.decs.bvs.br.

Introdução: contextualizada, com definição clara do problema investigado, justificativa e objetivo do estudo no final desse elemento.

Material e Métodos: descritos de forma objetiva e clara, permitindo a reprodutibilidade da pesquisa. Deve conter caracterização do estudo, cenário, amostra, critérios de seleção, instrumentos, procedimentos e tratamento dos dados. Investigações que envolvam seres humanos devem apresentar o número do parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).

Resultados: devem estar limitados somente a descrever a análise do material. O texto complementa e não repete o que está descrito em tabelas ou em outras ilustrações.

Discussão: destaca os aspectos novos e importantes da investigação e faz interpretações e explicações que advêm dos resultados. Além disso, apresenta comparações com outras literaturas. Descrever, ao final, as limitações do estudo e explorar as implicações dos achados para pesquisas futuras e para a prática clínica.

Conclusão (para pesquisas quantitativas) ou Considerações finais (para pesquisas qualitativas): deve responder aos objetivos do estudo, mas evitar afirmações e conclusões não fundamentadas pelos dados.

Referências: devem constar somente autores citados no texto e seguir a norma Vancouver. O texto deve estar em espaçamento simples e alinhado à esquerda.
- no mínimo, 50% das referências devem ser, preferencialmente, produções publicadas nos últimos cinco anos.
- para os artigos disponibilizados em português e inglês, deve ser citada a versão em inglês.
- evitar citações de teses, dissertações, livros e capítulos, jornais ou revistas não científicas (Magazines) e no prelo.
- para artigos ou textos publicados na internet, indicar o endereço da URL completa.

Exemplos
- artigo de revista.
Marques GOS, Brito IM, Cruz AFP. Conhecimento da população em relação à febre amarela. Bionorte. 2019 jul;8(2):1-10. Available from: http://revistabionorte.com.br/artigo_no=a154.pdf

- mais de seis autores: citar os seis primeiros e em seguida incluir a expressão et al.
Souza FA, Alkimim GM, Pereira EJ, Guimarães FAD, Guimarães VHD, Fernandes KM et al. Avaliação do índice de resto-ingesta e sobras em uma unidade de alimentação comercial. Bionorte. 2019 jul;8(2):11-21. Available from: http://revistabionorte.com.br/artigo_no=a155.pdf

Citações: os autores devem utilizar o sistema numérico de citações no corpo do texto em ordem consecutiva, sobrescritos e sem pular citações.
- citações de referências sequenciais: separadas por traço sem espaço entre elas. Ex.: ...investigações7-9.
- citações de referências intercaladas: separadas por vírgula, sem espaço entre elas. Ex.: ...investigações5,8,12,22.
- quando inseridas ao final do parágrafo ou frase devem estar antes do ponto final e quando inseridas ao lado de uma vírgula devem estar antes da mesma.

Obs.: um Manual de normas Estilo Vancouver com informações completas elaborado pela Universidade Oeste Paulista (Unoeste, 2020) pode ser acessado por meio do link: Manual Estilo Vancouver (Unoeste, 2020) 

Figuras, tabelas, quadros e gráficos
As ilustrações (tabelas, quadros e figuras, como fotografias, desenhos, gráficos, etc.) serão numeradas, consecutivamente, com algarismos arábicos, na ordem em que forem inseridas no texto, não podendo ultrapassar o número de cinco. Deverão ser submetidas em formato aberto (tabelas no formato doc. ou docx) ou em alta resolução, em preto e branco ou escala de cinza. Deverão ser apresentadas em arquivo separado; no texto, apenas identificar o local onde devem ser inseridas. 

Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (Tabela, Figura, Quadro) seguida do número de ordem de sua ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título (Ex.: Tabela 1 - Título). Após a ilustração, na parte inferior, inserir a legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão, se houver. A fonte consultada deverá ser incluída abaixo das imagens somente se for de dados secundários.

As tabelas devem ser padronizadas conforme recomendações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Normas de apresentação tabular. 3.ed. Rio de Janeiro, 1993, disponíveis em http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf

Fomento:  é obrigatório citar a fonte de fomento à pesquisa (se houver). Esta informação deve ser inserida somente na Página de Títulos.

Agradecimentos: são opcionais e devem ser apresentados somente na Página de Títulos.

Conflito de interesses: os autores deverão informar, na Página de Títulos, qualquer potencial conflito de interesse relacionado ao manuscrito submetido. Essa exigência visa informar aos editores, revisores e leitores sobre relações profissionais e/ou financeiras. A existência ou não de conflito de interesse declarado estarão ao final dos artigos publicados.

Contribuições: devem ser especificadas as contribuições individuais de cada autor na elaboração do artigo na Página de Títulos. Os autores devem contemplar as seguintes condições: 1) concepção e desenho da pesquisa; 2) coleta de dados; 3) análise e interpretação dos dados; 4) redação do manuscrito; 5) revisão crítica do manuscrito quanto ao conteúdo intelectual e apresentação final.

Cuidados éticos: a realização de experimentos envolvendo seres humanos deve seguir as resoluções específicas do Conselho Nacional de Saúde (nº 466/12). A realização de experimentos envolvendo animais deve seguir resoluções específicas (Lei nº 6.638, de 08 de maio de 1979; e Decreto nº 24.645 de 10 de julho de 1934).

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.