Habilidades em primeiros socorros de profissionais do ensino infantil

Autores

  • Meire Damião Vieira Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Bruna Renata Duarte Oliveira Faculdade de Saúde de Humanidades Ibituruna – FASI
  • Luane Karine Ferreira de Souza Faculdade de Saúde de Humanidades Ibituruna – FASI
  • Karine Suene Mendes Almeida Ribeiro Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE e Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna - FASI

Palavras-chave:

Emergência, Criança, Primeiros Socorros, Educação em Saúde

Resumo

Objetivo: verificar a percepção de profissionais da educação básica em relação às suas habilidades para o suporte básico de vida. Materiais e Métodos: o estudo caracteriza-se como pesquisa com abordagem quantitativa, transversal e descritiva. A população de estudo foi composta por 108 profissionais que atuavam no ensino infantil de uma cidade de Minas Gerais, em fevereiro de 2021. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário validado em 2008 e adaptado para a utilização via formulários do Google. A primeira parte do questionário era composta pelo convite para participar do estudo e pelo Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O pesquisado apenas conseguia prosseguir respondendo ao questionário, se aceitasse participar do estudo. Para a seleção da amostra, utilizou-se a técnica de bola de neve, quando os pesquisadores enviavam o link do questionário para algumas pessoas e este era compartilhado para outras que faziam parte da população do estudo. O estudo foi submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa das Faculdades Unidas do Norte de Minas e aprovado sob o parecer 3.790.557. Resultados: participaram do estudo 108 funcionários. A idade mínima foi de 24 anos e a máxima de 60 anos. Destes,19,4% eram homens e 80,6% mulheres. 42,6% relataram ter participado de capacitações sobre suporte básico de vida, porém, apenas 15% deles reconheceram que estavam preparados para lidar com uma situação de emergência. Conclusão: os profissionais entrevistados possuem habilidades frágeis em relação às habilidades em suporte básico de vida. Esse fato pode comprometer a vida de uma criança, caso venha a sofrer um incidente dentro da escola, que necessite de uma intervenção imediata.

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Publicado

2022-03-17

Como Citar

Vieira, M. D. ., Oliveira, B. R. D. ., Souza, L. K. F. de ., & Ribeiro, K. S. M. A. . (2022). Habilidades em primeiros socorros de profissionais do ensino infantil. Bionorte, 10(S1). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/103