Abordagem familiar em uma unidade de saúde da família: uma relato de experiência

Autores

  • Anne Karoliny Soares Ribeiro Estudantes de Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG, Brasil.
  • Kathelyn Kate Sá de Oliveira Estudante de Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG, Brasil.
  • Piettra Maria Duarte Oliveira Estudantes de Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG, Brasil.
  • Sabrina Santos Carvalho Estudante de Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG, Brasil.
  • Vanessa Corrêa Ferreira Professora de Enfermagem Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG, Brasil.

Palavras-chave:

Saúde, Estrutura familiar, Relações familiares

Resumo

Objetivo: relatar a experiência no processo de abordagem familiar em uma unidade de saúde da família (USF). Materiais e Métodos: trata-se de um estudo descritivo  do tipo relato de experiência, realizado por acadêmicos do 4° período do curso de graduação em enfermagem, de abril e maio de 2023, em uma USF, na cidade de Montes Claros- MG. Inicialmente, foi realizada uma análise das famílias de uma microárea, sendo possível escolher a família alvo para a realização do estudo. Em seguida, para a coleta de dados, foram realizadas visitas domiciliares à casa da usuária e aplicadas as ferramentas de abordagem familiar ciclo de vida, genograma e ecomapa, que posteriormente foram analisados, utilizando o aplicativo GenoPro. Resultados: durante as visitas domiciliares, e com a utilização das ferramentas de abordagem familiar, foi possível compreender o funcionamento, estrutura e interação da família, bem como ter uma maior percepção da paciente índice em seus aspectos emocionais e sociais, o que possibilitou a intervenção de acordo com sua necessidade. Conclusão: diante dessa experiência, observou-se que a utilização das ferramentas de abordagem familiar possibilita a compreensão da estrutura e das relações entre os membros familiares, assim como promovem a aproximação entre a equipe de saúde  e a comunidade. Desse modo, o estudo foi enriquecedor para os acadêmicos, possibilitando traçar estratégias, a fim de melhorar a qualidade de vida da paciente índice e seus familiares.

Downloads

Publicado

2024-06-12

Como Citar

Ribeiro, A. K. S. ., Oliveira, K. K. S. de ., Oliveira, P. M. D. ., Carvalho, S. S. ., & Ferreira, V. C. (2024). Abordagem familiar em uma unidade de saúde da família: uma relato de experiência. Bionorte, 13(Suppl.4). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/1051