Ação educativa sobre obstrução de vias aéreas por corpo estranho: relato de experiência

Autores

  • Ana Clara Santos Carvalho Braga Estudante de Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG
  • Joyce Emanuelly Gomes Silva Estudante de Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG
  • Joyce Emanuelly Gomes Barbosa Estudante de Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG
  • Mírian Estefan Gonçalves Fonseca Estudante de Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG
  • Jucimere Fagundes Durães Rocha Professora de Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG
  • Pâmela Scarlatt Durães Oliveira Professora de Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Pacientes, Obstrução de vias aéreas

Resumo

Objetivo: relatar a experiência vivenciada a partir do desenvolvimento de educação  em saúde sobre a obstrução de vias aéreas em pacientes adultos e pediátricos, direcionada a pessoas da sala de espera na Unidade Básica de Saúde. Materiais e Métodos: trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência    de educação em saúde, realizado em uma Estratégia de Saúde da Família, localizada em um município ao norte do estado de Minas Gerais, executado no mês de maio de  2023 por acadêmicas do primeiro período do curso de graduação em enfermagem de uma instituição de ensino superior da mesma cidade. A educação em saúde aconteceu na sala de espera da unidade e foi estruturada em quatro fases, sendo a primeira um relato de um acontecimento real com o intuito de sensibilizar sobre o tema; a segunda fase teve o objetivo de promover conhecimento através da exposição dialogada e simulação em bonecos, feitos pelas acadêmicas para a realização de manobras; na terceira fase, para melhor fixação, realizou-se um jogo de verdadeiro ou falso e a quarta fase foi o fechamento com recurso educacional do tipo folder, também elaborado pela equipe e ofertado aos pacientes. Resultados: com a aplicação da atividade, notou-se o pleno entendimento dos pacientes e relevante interação das mães sobre o desengasgo pediátrico, mediante participação do conteúdo exposto. Conclusão: infere-se, portanto, que a promoção da educação em saúde sobre a temática foi imprescindível, uma vez que sanou as dúvidas dos participantes e instruiu, de modo geral, pessoas leigas ou que tinham raso conhecimento sobre o assunto supracitado.

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Publicado

2024-06-12

Como Citar

Braga, A. C. S. C. ., Silva, J. E. G. ., Barbosa, J. E. G. ., Fonseca, M. E. G. ., Rocha, J. F. D. ., & Oliveira, P. S. D. (2024). Ação educativa sobre obstrução de vias aéreas por corpo estranho: relato de experiência. Bionorte, 13(Suppl.4). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/1052