Animais domésticos na educação infantil: um relato de experiência

Autores

  • Alec Luã Soares Botelho Estudantes de Medicina Veterinária Centro Universitário FUNORTE, Montes Claros-MG, Brasil.
  • Davi Marques Medes Costa Estudante de Medicina Veterinária Centro Universitário FUNORTE, Montes Claros-MG, Brasil.
  • Gabriel Marques Duarte Estudante de Medicina Veterinária Centro Universitário FUNORTE, Montes Claros-MG, Brasil.
  • Julia Almeida Fernandes Estudante de Medicina Veterinária Centro Universitário FUNORTE, Montes Claros-MG, Brasil.
  • Luara Nunes Pinheiro Estudante de Medicina Veterinária Centro Universitário FUNORTE, Montes Claros-MG, Brasil.
  • Vitória Carolina Silva Oliveira Estudante de Medicina Veterinária Centro Universitário FUNORTE, Montes Claros-MG, Brasil.
  • Janini Tatiane Lima Souza Maia Professora do Centro Universitário FUNORTE, Montes Claros-MG, Brasil.

Palavras-chave:

Animais domésticos, Saúde única, Alimentação animal

Resumo

Objetivo: relatar a experiência adquirida ao conscientizar e informar os estudantes das escolas infantis da cidade de Montes Claros-MG, sobre maus tratos e os riscos da intoxicação de animais domésticos a partir da alimentação.Materiais e Métodos: trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência desenvolvido por acadêmicos do 3º período de Medicina Veterinária em uma escola infantil de Montes Claros-MG, no primeiro semestre de 2023. Foi relizada uma  palestra, contendo informações sobre os tipos de alimentos adequados para os animais, os riscos da má alimentação e os sinais de maus tratos, entre outros assuntos relevantes. Foram conduzidas atividades interativas  durante a palestra, como perguntas e respostas, jogos de adivinhação sobre alimentos saudáveis ​​para animais domésticos, simulações de situações de maus-tratos para discutir como agir corretamente nessas circunstâncias. Foram compartilhadas histórias de animais resgatados de situações de maus tratos e que conseguiram se recuperar com uma alimentação adequada e cuidados apropriados. Essas histórias foram utilizadas para ajudar a sensibilizar o público e demonstrar a importância de tratar os animais com respeito e cuidado. Foi aberto um espaço para perguntas e respostas, em que se reservou um tempo para uma sessão de perguntas ao final da palestra, permitindo que os participantes esclarecessem dúvidas e compartilhassem suas experiências sobre o tema.  Resultados: houve uma mudança positiva de comportamento e atitude das crianças em relação à alimentação de seus animais domésticos, bem como um aumento da empatia e cuidado com os animais. Além disso, as crianças poderão compartilhar o conhecimento adquirido com suas famílias, promovendo uma conscientização mais ampla. Conclusão: o projeto contribuiu para a conscientização e educação da população em relação às práticas alimentares saudáveis e a prevenção de maus tratos animais. Foi possível que os acadêmicos percebessem que o médico veterinário também é um profissional responsável pela educação em saúde e que a atividade de forma lúdica pode promover promover uma cultura de respeito aos animais desde a primeira infância.

Downloads

Publicado

2024-06-12

Como Citar

Botelho, A. L. S. ., Costa, D. M. M. ., Duarte, G. M. ., Fernandes, J. A., Pinheiro, L. N. ., Oliveira, V. C. S. ., & Maia, J. T. L. S. . (2024). Animais domésticos na educação infantil: um relato de experiência. Bionorte, 13(Suppl.4). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/1055