Animais silvestres e o contato com humanos: um relato de experiência

Autores

  • Ayla Thaíne Freitas Campos Estudante de Medicina Veterinária Centro Universitário FUNORTE, Montes Claros-MG, Brasil.
  • Ianny Vitória Mendes Moura Estudantes de Medicina Veterinária Centro Universitário FUNORTE, Montes Claros-MG, Brasil.
  • Isadora Alves Nogueira Estudante de Medicina Veterinária Centro Universitário FUNORTE, Montes Claros-MG, Brasil.
  • Júlia Gontijo Dumont Estudante de Medicina Veterinária Centro Universitário FUNORTE, Montes Claros-MG, Brasil.
  • Maria Clara de Lima Nogueira Coelho Estudante de Medicina Veterinária Centro Universitário FUNORTE, Montes Claros-MG, Brasil.
  • Janini Tatiane Lima Souza Maia Professora do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário FUNORTE

Palavras-chave:

Educação ambiental, Callithrix penicillata, Animais silvestres

Resumo

Objetivo: relatar a experiência adquirida ao explorar as questões relacionados ao contato entre o humano e a espécie Callithrix penicillata, considerando os aspectos da Saúde Única. Materiais e Métodos: trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado por acadêmicos do 3º período do curso de medicina veterinária de uma instituição de ensino superior da cidade de Montes Claros-MG, no primeiro semestre de 2023.  A população da espécie Callithrix penicillata (sagui) é expressiva nos campi da instituição e os circulantes sempre alimentam os animais com os mais diversos tipos de alimentos, o que contribui de forma negativa na qualidade de vida desses seres. Diante disso, foi proposta uma atividade de conscientização com a confeccção de placas e folders com informações referentes ao manejo e convivência com os animais. As placas foram afixadas em árvores posicionadas em pontos estratégicos dos campi, a fim de se obter maior alcance de pessoas que circulam pelos locais escolhidos. Resultados: observou-se que o interesse pelas informações pelo corpo acadêmico foi alcançado com sucesso, pois a prática da má condulta de alimentar os animais silvestres foi visualmente reduzida entre os discentes. Ademais, os acadêmicos responsáveis pela execução do projeto puderam associar a experiência e o conhecimento adquiridos nas aulas teóricas, ou advindos do embasamento bibliográfico, com a abordagem prática, dentro dos preceitos da Saúde Única, já que o médico veterinário é um profissional atuante neste cenário. Conclusão: a educação ambiental é ferramenta fundamental para garantir a Saúde Única, objetivando a qualidade ambiental e a saúde humana e animal.

 

Downloads

Publicado

2024-06-12

Como Citar

Campos, A. T. F. ., Moura, I. V. M. ., Nogueira, I. A. ., Dumont, J. G., Coelho, M. C. de L. N. ., & Maia, J. T. L. S. . (2024). Animais silvestres e o contato com humanos: um relato de experiência. Bionorte, 13(Suppl.4). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/1056