Capacitação sobre o reconhecimento de sinais precoces do transtorno do espectro autista (tea): um relato de experiência

Autores

  • Aline Rodrigues Mendes Estudante de Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG
  • Caroline Xavier Gonçalves Estudante de Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG
  • Franciele Ferreira Silva Estudante de Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG
  • José Elson Amaral dos Santos Estudante de Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG
  • Larissa Gabriela Pereira Leão
  • Sarah Gabrielle Rodrigues Peixoto Estudante de Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG
  • Aline Pereira Fróis Professora da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Diagnóstico precoce, Atenção primária à saúde

Resumo

Objetivo: relatar a experiência de uma intervenção com os profissionais de saúde sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência realizado em uma estratégia de saúde da família, na cidade de Montes Claros-MG, por acadêmicos do 6° e 7° períodos do curso de graduação em Enfermagem, em abril de 2023. Após a execução da consulta de puericultura, foi evidenciada a necessidade de sensibilizar os profissionais a respeito da transcendência do rastreamento precoce e eficaz do TEA. Dessa forma, foi elaborado um folheto educativo, contendo informações básicas sobre o tema e os sinais e sintomas característicos do transtorno e, então, realizada uma capacitação na unidade para os profissionais que comparareceram no dia estabelecido pelo grupo. Resultados: a abordagem em forma de capacitação possibilitou a qualificação dos profissionais presentes e contribuiu para a identificação prematura do distúrbio do neurodesenvolvimento em crianças. Tal ação favorece o diagnóstico precoce e a redução do risco dos sintomas mais graves do autismo. Conclusão: foi perceptível aos acadêmicos que esse método de capacitação se mostrou satisfatório e útil para as próximas consultas de puericultura, no que se refere à importância de   se atentar aos mínimos indícios, o que viabiliza o encaminhamento para profissionais especializados e capacitados, a fim de assegurar o tratamento adequado à criança com TEA.

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Publicado

2024-06-12

Como Citar

Mendes, A. R. ., Gonçalves, C. X. ., Silva, F. F. ., Santos, J. E. A. dos ., Leão, L. G. P. ., Peixoto, S. . G. R. ., & Fróis, A. P. . (2024). Capacitação sobre o reconhecimento de sinais precoces do transtorno do espectro autista (tea): um relato de experiência. Bionorte, 13(Suppl.4). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/1060