Construção do genograma e ecomapa como instrumento de abordagem familiar: relato de experiência

Autores

  • Camilla Raniely Oliveira Rocha Estudante de Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG
  • Elisandra Pereira Barros Estudante de Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG
  • Emile Leal Andrade Estudante de Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG
  • Jordânia Maria Veloso Nascimento Estudante de Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG
  • Naiara de Almeida Cardoso Estudante de Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG
  • Rafael Fernandes Gomes Professor da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG

Palavras-chave:

Coleta de dados, Família, Assistência integral à saúde

Resumo

Objetivo: relatar a vivência de acadêmicas de enfermagem na elaboração do genograma e ecomapa durante uma abordagem familiar. Materiais e Métodos: refere-se a um relato de experiência realizado por acadêmicas de enfermagem em uma Unidade Básica de Saúde de Montes Claros - MG, nos meses de maio e junho de 2023. A coleta de dados ocorreu no domicílio, durante visitas à família indicada pela equipe de saúde, quando foram identificadas informações sobre a composição, dinâmica e organização familiar, patologias e os principais fatores biopsicossociais. Em seguida, foi identificado o ciclo de vida e elaborado um genograma e ecomapa e posteriormente, realizado o plano de cuidado e a implementação das intervenções. Resultados: foi possível que as acadêmicas colocassem em prática o aprendizado teórico, realizando o estudo de família, que proporcionou conhecer sua estrutura, composição, funções dos membros e comorbidades. A experiência mostrou uma visão de como os futuros profissionais podem realizar o planejamento de ações que serão aplicadas dentro do contexto familiar, auxiliando a organização de papéis dentro de famílias disfuncionais e também procurando identificar o diagnóstico e compreender a repercussão da doença no contexto familiar. Conclusão: a abordagem possibilitou maior vínculo entre discentes, equipe de saúde e usuários de serviço, demonstrando a importância da utilização das ferramentas de pesquisa na atenção básica, o que colaborou para a resolutividade das necessidades do núcleo familiar.

 

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Publicado

2024-06-12

Como Citar

Rocha, C. R. O. ., Barros, E. P. ., Andrade, E. L. ., Nascimento, J. M. V. ., Cardoso, N. de A. ., & Gomes, R. F. . (2024). Construção do genograma e ecomapa como instrumento de abordagem familiar: relato de experiência. Bionorte, 13(Suppl.4). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/1061