Projeto plantar: um relato de experiência

Autores

  • Ana Cecília Siqueira de Lima Estudante de Medicina Veterinária Centro Universitário FUNORTE, Montes Claros-MG, Brasil.
  • Camila Eduarda Beliski Dias Estudante de Medicina Veterinária Centro Universitário FUNORTE, Montes Claros-MG, Brasil.
  • Carla Aparecida Prais Peixoto Estudante de Medicina Veterinária Centro Universitário FUNORTE, Montes Claros-MG, Brasil.
  • Danielle Soares Farias Estudante de Medicina Veterinária Centro Universitário FUNORTE, Montes Claros-MG, Brasil.
  • Larissa de Souza e Silva Estudante de Medicina Veterinária Centro Universitário FUNORTE, Montes Claros-MG, Brasil.
  • Thalita Vitória Dias Oliveira Estudante de Medicina Veterinária Centro Universitário FUNORTE, Montes Claros-MG, Brasil.
  • Janini Tatiane Lima Souza Professora do Centro Universitário FUNORTE, Montes Claros-MG, Brasil.

Palavras-chave:

Educação ambiental, Alimentação saudável, Meio ambiente

Resumo

Objetivo: relatar a experiência ao abordar o meio ambiente no âmbito escolar. Materiais e Métodos: realizou-se uma visita a uma escola de ensino fundamental em Montes Claros-MG. Os temas foram abordados através de uma apresentação ministrada pelos acadêmicos do curso de Medicina Veterinária dentro da disciplina de Projeto Integrador Meio Ambiente e Sustentabilidade, ressaltando a importância do diálogo sobre meio ambiente e sustentabilidade durante a formação. Abordou-se, também, sobre a importância das plantas para a saúde da coletividade, bem como para a sustentabilidade. Foi expostas as etapas aos alunos, de forma prática, as etapas do plantio de lápis ecológicos, que continham sementes. Ademais, solicitou-se uma avaliação da atividade pelos discentes envolvidos, bem como a necessidade do contínuo acompanhamento do plantio realizado. Resultados: observou-se o sucesso da atividade realizada. As crianças mostraram interesse em participar da atividade e entusiasmadas ao receber o lápis com a semente. Além disso, puderam explorar a natureza, compreender a importância dos nutrientes e se interessaram em aprender sobre agricultura e sustentabilidade. Em seguida, houve espaço para discutir abertamente sobre os conceitos que envolviam o projeto. Foi notória a compreensão dos alunos ao abordar a importância de se exercer o papel de cidadão responsável em relação ao meio ambiente, além de ser um dever cuidar dos recursos ambientais. Conclusão: o projeto proporcionou uma interação positiva entre acadêmicos e sociedade, por incentivar  as crianças a criarem uma consciência ambiental, formando cidadãos mais responsáveis com o meio ambiente e a saúde alimentar.

 

Downloads

Publicado

2024-06-13

Como Citar

Lima, A. C. S. de ., Dias, C. E. B. ., Peixoto, C. A. P. ., Farias, D. S. ., Silva, L. de S. e ., Oliveira, T. V. D. ., & Souza, J. T. L. . (2024). Projeto plantar: um relato de experiência. Bionorte, 13(Suppl.4). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/1069