Promoção da equidade em saúde: um relato de experiência

Autores

  • Isabela Nunes Pinheiro Estudante de Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG
  • Karine Freitas Soares Estudante de Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG
  • Laís Mendes do Nascimento Estudante de Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG
  • Maria Theresa Maia Pinho Estudante de Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG
  • Renata Rosa Azevedo Estudante de Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG
  • Airan Dantas Professora da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG

Palavras-chave:

Equidade, Acessibilidade, Inclusão

Resumo

Objetivo: relatar a experiência em uma Unidade Básica de Saúde, onde realizou-se uma intervenção sobre a equidade, um dos princípios do Sistema Único de Saúde. Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência sobre uma intervenção realizada no mês de abril de 2023 por acadêmicas do curso de enfermagem em uma Unidade Básica de Saúde, na cidade de Montes Claros-MG. A princípio, observou-se o local e aplicou-se um questionário padronizado com 28 questões aos usuários do serviço, a fim de se identificar, de maneira precisa, qual o princípio com maior fragilidade. Após a análise das respostas, discutiu-se sobre o assunto, concluindo que o princípio da equidade não estava claro para alguns usuários. Nas observações do ambiente, notou-se que as cadeiras não estavam devidamente identificadas para grupos prioritários. Assim, foi feito o cálculo de quantos assentos precisavam ser sinalizados, confeccionaram-se placas plastificadas para prolongar a duração que, posteriormente, foram fixadas nas cadeiras e, com a chegada dos pacientes, informou-se sobre os lugares reservados. Resultados: notou-se que a população compreendeu e  aceitou com êxito a intervenção realizada, uma vez que, ao retornar no dia seguinte, as cadeiras estavam sendo ocupadas pelo grupo correto e os demais usuários estavam respeitando as sinalizações. Conclusão: compreendeu-se a importância de disseminar conhecimento e intervir quando necessário, de modo que as pessoas sejam atendidas da melhor forma possível e que entendam que, dentro do Sistema Único de Saúde, existem princípios que lhes asseguram atendimento de qualidade, conforme as necessidades individuais.

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Publicado

2024-06-13

Como Citar

Pinheiro, I. N. ., Soares, K. F. ., Nascimento, L. M. do ., Pinho, M. T. M., Azevedo, R. R. ., & Dantas, A. . (2024). Promoção da equidade em saúde: um relato de experiência. Bionorte, 13(Suppl.4). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/1070