Educação sobre saúde sexual e reprodutiva na atenção primária

Autores

  • Ana Maria Medeiros Lima Estudante de Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG
  • Gislaine Beatriz Matos da Silva Estudante de Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG
  • Roger Vicente dos Reis Ferreira Estudante de Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG
  • Thais Caroline Soares Moura Estudante de Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG
  • Marizete Ribeiro de Almeida Professora da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG

Palavras-chave:

Educação em saúde, Infeccções sexualmente transmissíveis, Atenção primária

Resumo

Objetivo: relatar a experiência discente sobre a realização e construção de educação em saúde sexual, seus cuidados e prevenção. Materiais e Métodos: trata- se de um relato de experiência, realizado durante as atividades práticas da disciplina de Seminário Integrador por acadêmicos do curso de graduação em Enfermagem de uma instituição de ensino superior em uma Estratégia de Saúde da Família em uma cidade do Norte de Minas Gerais, no período de março a maio de 2023. Foi desenvolvido um planejamento de conduta, tendo como problemática: Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e a prevenção. Utilizou-se um instrumento educativo, no formato de folders e quadros ilustrativos, abordando a temática com o intuito da participação de todos para estimular o desenvolvimento da educação sexual com segurança. Foi apresentado durante as consultas periódicas e enfatizando a importância das mulheres manterem os exames de rotina e cuidados com a saúde. Resultados: a atividade foi direcionada para 12 mulheres a respeito de como manter hábitos sexuais saudáveis e seguros; realizar sempre exames preventivos, evitando IST´s, câncer de colo de útero e mamas. A criação desses instrumentos intensifica a transmissão da mensagem, promovendo a melhoria dessas práticas. O uso dos quadros ilustrativos com imagens e objetos permitiu a compreensão quanto à percepção e aprendizados sobre sexo seguro, sobre utilização dos métodos contraceptivos e, ainda, sobre os cuidados com a saúde. Conclusão: a utilização do planejamento de abordagem, consultas, criação de metodologia para melhor compreensão de intervenção na  atenção primária ao longo da prática do enfermeiro é de cunho educativo e de total eficácia para o alcance das metas. As ferramentas citadas acima auxiliaram de maneira objetiva, servindo de forma complementar no conhecimento dos acadêmicos e da população presente.

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Publicado

2024-06-13

Como Citar

Lima, A. M. M. ., Silva, G. B. M. da ., Ferreira, R. V. dos R. ., Moura, T. C. S. ., & Almeida, M. R. de . (2024). Educação sobre saúde sexual e reprodutiva na atenção primária. Bionorte, 13(Suppl.4). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/1088