Educação em saúde no âmbito escolar sobre prevenções contra o coronavirús

Autores

  • Ana Luiza Ribeiro Estudante de Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG
  • Bruna Michelle Fagundes Oliveira Estudante de Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG
  • Emilly Pereira Barbosa Estudante de Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG
  • Mariana Horta Medeiros Estudante de Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG
  • Nandara Mairelly Souza Estudante de Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG
  • Samira Stefany Gonçalves de Oliveira Estudante de Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG
  • Airan Martins Silva Dantas Professora da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG

Palavras-chave:

COVID-19, Saúde de escolares, Educação para a saúde

Resumo

Objetivo: relatar experiência de uma educação em saúde sobre o coronavírus para alunos de uma escola pública. Matérias e Métodos: trata-se de um relato de educação em saúde sobre o coronavírus direcionada para alunos de uma escola pública, localizada no norte do estado de Minas Gerais, realizado no mês de maio de 2023, por acadêmicas do primeiro período de uma instituição de ensino superior da mesma cidade. Inicialmente, foram agendados com  a supervisora da escola, a data e horário e o tema a ser abordado. A educação em saúde foi desenvolvida por meio de um teatro, paródias, cartazes expostos, gibis e jogos educativos elaborados e disponibilizados aos alunos, contendo informações sobre sintomas e prevenção sobre o coronavírus, para maior fixação do conteúdo. Resultados: obteve-se sucesso no desenvolvimento da didática. Participaram cerca  de 60 alunos e quatro professoras da escola contemplada. O público participou consideravelmente durante a apresentação e demonstrou gostar da dinâmica  abordada. Percebeu-se que o que chamou a atenção dos alunos foram as paródias com músicas da atualidade, além de dinâmica com perguntas e respostas, sendo possível fixar o conteúdo abordado. Conclusão: a educação em saúde oferecida tem grande relevância para relembrar e instruir os cuidados necessários no período pandêmico, visto que, apesar de ser um assunto atual, foi notória a negligência com alguns cuidados básicos de precaução contra a doença.

Downloads

Publicado

2024-06-13

Como Citar

Ribeiro, A. L. ., Oliveira, B. M. F. ., Barbosa, E. P. ., Medeiros, M. . H., Souza, N. M. ., Oliveira, S. S. G. de ., & Dantas, A. . M. S. (2024). Educação em saúde no âmbito escolar sobre prevenções contra o coronavirús. Bionorte, 13(Suppl.4). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/1089