Riscos ocupacionais em trabalhadores de uma estratégia de saúde da família em Montes Claros–MG

Autores

  • Danyele Pereira Barbosa Silva Estudante de Enfermagem do Centro Universitário do Norte de Minas, Montes Claros-MG, Brasil.
  • Juliane Barbosa Estudante de Enfermagem do Centro Universitário do Norte de Minas, Montes Claros-MG, Brasil.
  • Lariane Pereira Vasconcellos Estudante de Enfermagem do Centro Universitário do Norte de Minas, Montes Claros-MG, Brasil.
  • Michaela Kenedy Fiuza Campos Estudante de Enfermagem do Centro Universitário do Norte de Minas, Montes Claros-MG, Brasil.
  • Airan Martins Silva Dantas Professora do Centro Universitário FUNORTE, Montes Claros-MG, Brasil.

Palavras-chave:

Mapa de risco, Riscos ocupacionais, Promoção da saúde

Resumo

Objetivo: relatar a experiência acadêmica sobre a realização de uma capacitação acerca dos riscos ocupacionais em uma Estratégia de Saúde da Família (ESF) na cidade de Montes Claros-MG. Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência de intervenção, realizado por acadêmicas do 7° período de enfermagem de uma instituição de ensino superior em uma Estratégia de Saúde da Família de Montes Claros–MG, durante os meses de abril e maio de 2023. Foi elaborado um croqui da unidade e, em seguida foi aplicado um questionário pré-elaborado, para viabilizar a troca e divulgação de informações entre os colaboradores. Posteriormente, foi elaborado um mapa de risco, identificando os riscos ocupacionais existentes em cada setor. Resultados: a partir das observações realizadas durante os encontros na Estratégia da Saúde da Família, notou-se a existência de alguns fatores capazes de acarretar prejuízos à saúde do trabalhador. Diante disso, foi realizada uma palestra educativa, com os colaboradores, sobre os riscos ocupacionais no ambiente de trabalho, apresentando o mapa elaborado e fazendo as devidas orientações sobre a prevenção de possíveis acidentes. Conclusão: durante a realização de levantamento dos riscos ocupacionais aos quais estão expostos os trabalhadores, evidenciou-se a importância da constante elaboração de programas de promoção da saúde e prevenção de riscos e agravos no ambiente de trabalho. O mapeamento permite que o trabalhador tenha um comportamento mais cuidadosa perante os perigos identificados graficamente.

Downloads

Publicado

2024-06-13

Como Citar

Silva, D. P. B. ., Barbosa, . J. ., Vasconcellos, L. P. ., Campos, M. K. F. ., & Dantas, A. M. S. . (2024). Riscos ocupacionais em trabalhadores de uma estratégia de saúde da família em Montes Claros–MG. Bionorte, 13(Suppl.4). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/1090