Processo de Territorialização

Autores

  • Gislene Santos Salgado Estudante de Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG
  • Maria Eduarda Silva Souza Estudante de Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG
  • Samara Geovanda Oliveira Cunha Estudante de Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG
  • Thallyta de Sousa Lima Estudante de Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG
  • Rafael Fernandes Gomes Estudante de Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG
  • Jucimere Fagundes Durães Rocha Professora da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG

Palavras-chave:

Territorialização da atenção primária, Estratégia Saúde da Família, Saúde pública

Resumo

Objetivo: relatar a experiência de territorialização e confecção de um mapa, no âmbito da atenção primária. Materiais e Métodos: trata-se de estudo do tipo relato de experiência sobre territorialização da microárea de uma Estratégia de Saúde da Família de Montes Claros-MG. A atividade foi realizada por acadêmicas do 3º período do curso de enfermagem de uma instituição de ensino da mesma cidade, nos meses de março e abril de 2023. Foi realizada a escolha da microárea e atividades de campo, como: mapeamento, identificação de equipamentos sociais, levantamento de dados do perfil sociodemográfico nos sistemas de informação municipal e entrevistas com informantes- chave, para o reconhecimento das necessidades da área de abrangência. Foi confeccionado o esboço de mapa da microárea escolhida em folha quadriculada, anexando principais referências e informações encontradas na territorialização e expandido para o formato digital. Resultados: durante a experiência, foi possível a identificação dos princípios da atenção básica, bem como suas vulnerabilidades, acessibilidades e características físicas da microárea. Tais fatores apontados são de suma importância para o conhecimento e adaptação das demandas de saúde para as necessidades da comunidade. Conclusão: diante do exposto, o processo de territorialização é essencial para a formação acadêmica, por ser um instrumento que viabiliza a união do aprendizado teórico-prático, aprimoramento e compreensão do processo de gerenciamento da assistência à saúde na atenção primária.

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Publicado

2024-06-13

Como Citar

Salgado, G. S. ., Souza, M. E. S. ., Cunha, S. G. O. ., Lima, T. de S. ., Gomes, R. F. ., & Rocha, J. F. D. . (2024). Processo de Territorialização. Bionorte, 13(Suppl.4). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/1093