Educação em saúde sobre covid-19 para crianças: um relato de experiência

Autores

  • Carla Almeida Silva Nascimento Estudante de Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG
  • Fernanda Prates Ribeiro Agostinho Estudante de Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG
  • Maria Isabella Rodrigues Soares Estudante de Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG
  • Natália de Almeida Veloso Estudante de Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG
  • Rafaela Pereira Mendes Estudante de Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG
  • Jucimere Fagundes Durães Rocha Professora da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG
  • Pâmela Scarlatt Durães Oliveira Professora da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG

Palavras-chave:

COVID-19, Prevenção de doenças, Mobilização

Resumo

Objetivo: relatar a experiência da realização de ação em saúde em uma unidade escolar sobre o COVID-19. Métodos e Materiais: trata-se de um relato de experiência descritivo de uma atividade realizada pelos acadêmicos de enfermagem do 1° período, na disciplina de Seminário Integrador, no mês de abril de 2023. Foi realizada a execução de ação saúde em uma Escola Pública, no município de Montes Claros–MG, com o tema “COVID-19”, na proposta de demonstrar às crianças e adolescentes que a doença não foi erradicada, sendo realizada em quatro  etapas: a) mobilização - abordagem sobre os dados da secretaria de saúde; b) demonstração de cartazes de modo informativo, como lavar as mãos, e sobre a definição do que é o COVID-19; c) utilização de música ilustrativa/educacional para a fixação de informações passadas e; d) dinâmica de perguntas e respostas com entrega de lápis de brinde. Resultados: participaram dessa ação cerca de 306 adolescentes do 8º e 9º anos, que se mostraram muito interessados e participativos durante toda a ação, compreenderam a importância da prevenção do COVID-19, e que ele ainda não foi erradicado e ficaram cientes das maneiras de prevenção da doença. Conclusão: foi perceptível a relevância da oportunidade desse primeiro contato com a população, por parte dos acadêmicos do primeiro período, favorecendo a construção do conhecimento em sala e expressiva oportunidade de desenvolvimento de técnicas mais didáticas, lúdicas e ilustrativas.

Downloads

Publicado

2024-06-12

Como Citar

Nascimento, C. A. S. ., Agostinho, F. P. R. ., Soares, M. I. R. ., Veloso, N. de A. ., Mendes, R. P. ., Rocha, J. F. D. ., & Oliveira, P. S. D. . (2024). Educação em saúde sobre covid-19 para crianças: um relato de experiência. Bionorte, 13(Suppl.4). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/1094