A evolução dos métodos de ensino da anatomia humana - uma revisão sistemática integrativa da literatura

Autores

Palavras-chave:

Dissecção, Aprendizagem baseada em problemas, Imagem em 3D

Resumo

Objetivo: apresentar a evolução temporal no ensino da anatomia humana e analisar o impacto e a efetividade dos novos métodos de ensino no aprendizado dos alunos. Métodos: trata-se de uma revisão sistemática do tipo integrativa baseada nas normas da Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). O estudo foi construído a partir da pergunta-chave: “Qual a evolução temporal dos métodos de ensino da anatomia humana”, mediante busca nas bases eletrônicas Medline e LILACS, por meio do uso da associação dos descritores e seus sinônimos “teaching”, “education techniques”, “teaching materials”, “teaching methods”, “anatomy”, “evolution”. Resultados: foram incluídos vinte e um artigos nesta revisão. Com o tempo, o ensino da anatomia humana sofreu alterações devido à necessidade de incorporação de métodos mais modernos os quais visam ao aprendizado mais efetivo. Na evolução temporal, foram identificados modelos, como dissecção cadavérica, integração com o meio ambiente, pintura corporal, aprendizagem baseada em problemas, recursos tecnológicos, representações gráficas 3D e aplicação em procedimentos cirúrgicos assistidos. Conclusão: as novas alternativas possibilitam interação e autonomia dos estudantes, permitindo-lhes compreender melhor os conteúdos abordados, e evidenciam os benefícios da combinação desses métodos no ensino tradicional da anatomia para facilitar a compreensão de informações.

Referências

Oliveira RCE, Tinôco JDS, Delgado MF, Andriola IC, Silva CMB, Lira ALBC. Estratégia educativa no ensino de anatomia humana aplicada à enfermagem. Avances em Enfermería. 2018;36(1):31-39. Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/controlecancer/resource/pt/biblio-950671?src=similardocs

Drake RL. A retrospective and prospective look at medical education in the United States: Trends shaping anatomical sciences education. J Anat. 2014;224(3):256-60. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23600681/

Braz PRP. Método didático aplicado ao ensino da anatomia humana. Anuário da Produção Acadêmica Docente. 2009;3(4):303-10. Available from: https://repositorio.pgsskroton.com/bitstream/123456789/1342/1/Artigo%2020.pdf

Piazza BL, Chassot AI. Anatomia Humana, uma disciplina que causa evasão e exclusão: quando a hipótese principal não se confirma. Ciên em Mov. 2011;14(28):45-59. Available from: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ipa/index.php/EDH/article/view/141

Chen D, Zhang Q, Deng J, Cai Y, Huang J, Li F, et al. A shortage of cadavers: The predicament of regional anatomy education in mainland China. Anat Sci Educ. 2018;11(4):397-402. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29648678/

Gadioli B, Fulquini FL, Kusumota L, Gimenes FRE, Carvalho EC. Construction and validation of a virtual learning object for the teaching of peripheral venous vascular semiology. Esc Anna Nery. 2018;22(4):1-8. Available from: https://www.scielo.br/j/ean/a/D3LS6pXyp5vQn3GsV7GwtQC/?lang=en&format=pdf

Santos AMG, Junior MJS, Souza PAS, Palma MB. Desenvolvimento de metodologias ativas para o ensino de anatomia humana. BJD. 2019; 5(4):3341-3352. Available from: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/1477/1369

OCEBM Levels of Evidence Working Group. The Oxford 2011 Levels of Evidence. Oxford Centre for Evidence-Based Medicine. 2011. Available from: http://www.cebm.net/index.aspx?o=5653

Cui D, Wilson TD, Rockhold RW, Lehman MN, Lynch JC. Evaluation of the effectiveness of 3D vascular stereoscopic models in anatomy instruction for first year medical students. Anat Sci Educ. 2017 Jan;10(1):34-45. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27273896/

Perumal V, Butson R, Blyth P; Daniel B. Clinical anatomy e-cases: a five-year follow-up of learning analytics. N Z Med J. 2017 Jan;130(1449):22-9. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28178726/

Langfield T, Colthorpe K, Ainscough L. Online Instructional Anatomy Videos: Student Usage, Self-Efficacy, and Performance in Upper Limb Regional Anatomy Assessment. Anat Sci Educ. 2018 Sep;11(5):461-70. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29205947/

Perumal V. A sectional anatomy learning tool for medical students: development and user–usage analytics. Surgical and Radiologic Anatomy. 2018;40:1293–1300. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30116840/

Lozano MU, Haro FB, Ruggiero A, Manzoor S, Menendez-Pidal SN, Méndez JJ. Different Digitalization Techniques for 3D Printing of Anatomical Pieces. J Med Syst. 2018 Jan;42(46). Available from: https://link.springer.com/article/10.1007/s10916-018-0903-z

Brown PM, Hamilton NM, Denison AR. A novel 3D stereoscopic anatomy tutorial. The Clinical Teacher. 2012 Jan;9(1):50–3. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22225894/

Reeves RE, Aschenbrenner JE, Wordinger RJ, Roque RS, Sheedlo HJ. Improved Dissection Efficiency in the Human Gross Anatomy Laboratory by the Integration of Computers and Modern Technology. Clinical Anatomy. 2004 Abr;17(4):337–44. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15108341/

McWhorter DL., Forester JP. Effects of an alternate dissection schedule on gross anatomy laboratory practical performance. Clinical Anatomy. 2004 Fev;17(2):144-148. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/14974103/

Pais D, Casal D, Lemos LM, Barata P, Moxham BJ, O’Neill JG. Outcomes and satisfaction of two optional cadaveric dissection courses: A 3‐year prospective study. Anat Sci Educ. 2017 Mar;10(2):127-36. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27483443/

Khan HM, Mirza TM. Physical and psychological effects of cadaveric dissection on undergraduate medical students. J Pak Med Assoc. 2013 Jul;63(7):831-34. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23901702/

Larkin TA, McAndrew DJ. Factors Influencing Students’ Decisions to Participate in a Short ‘‘Dissection Experience’’ Within a Systemic Anatomy Course. Anat Sci Educ. 2013;6(4):225-31.

McWatt SC, Newton GS, Umphrey GJ, Jadeski LC. Dissection versus Prosection: A Comparative Assessment of the Course Experiences, Approaches to Learning, and Academic Performance of Non-medical Undergraduate Students in Human Anatomy. Anatomical Siences Education. 2021;14 (2):184-200. Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/mdl-32539226

Logan JM, Thompson AJ, Marshak DW. Testing to enhance retention in human anatomy. Anat Sci Educ. 2011;4(5):243-8. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3172386/

Walrod BJ, Schroeder A, Conroy MJ, Boucher LC, Bockbrader M, Way DP, et al. Does Ultrasound-Enhanced Instruction of Musculoskeletal Anatomy Improve Physical Examination Skills of First-Year Medical Students? J UltrasoundMed. 2018 Jan;37(1):225-32. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28795411/

Varsou O. The Use of Ultrasound in Educational Settings: What Should We Consider When Implementing this Technique for Visualisation of Anatomical Structures? Adv Exp Med Biol. 2019; 1156:1-11. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31338774/

Georgakarakos E, Fiska A. Issues in teaching vascular anatomy: Thoughts and Suggestions from the Clinician’s Point of View. Anatomical Siences Education. 15 Dec 2020. Available from: https://anatomypubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ase.2040

McMenamin PG. Body Painting as a Tool in Clinical Anatomy Teaching. Anat Sci Educ. 2008 Jul-Aug;1(4):139-44. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19177400/

Fornaziero CC, Gordan PA, Carvalho MAV, Araujo JC, Aquino JCB. O Ensino da Anatomia: Integração do Corpo Humano e Meio Ambiente. Rev Bras de Educ Med. 2010;34(2):290-7. Available from: https://www.scielo.br/j/rbem/a/G3mJkS5WGGFML5n7qhr3XWq/?lang=pt&format=pdf

Hammer N, Hepp P, Loffler S, Schleifenbaum S, Steinke H, Klima. Teaching surgical exposures to undergraduate medical students: an integration concept for anatomical and surgical education. Arc of Orthop and Traum Surg. 2015 Jun;135(6):795-803. Available from: https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs00402-015-2217-7

Chew C, Cannon P, O'Dwyer PJ. Radiology for medical students (1925–2018): an overview. BJR Open. 2020;2(1). Availabe from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33178968/

Silva CF, Ribeiro FS, Regis ACF, Azevedo RTS, Junior EXS, Cerqueira GS, et al. Análise da satisfação do uso de exames de imagem, como proposta complementar, no processo de ensino e aprendizagem da anatomia sistêmica. RSC online. 2018;7(1):35-44. Available from: https://rsc.revistas.ufcg.edu.br/index.php/rsc/article/view/79/73

Gracino ME, Zitta ALL, Mangili OC, Massuda EM. A saúde física e mental do profissional médico: uma revisão sistemática. Saúde em Debate. 2016;40(110):244-63.

Diniz SNF. O uso das novas tecnologias em sala de aula. Florianópolis. Dissertação [Mestrado em Engenharia de Produção] – Universidade Federal de Santa Catarina; 2001. Available from: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81758

Downloads

Publicado

2022-03-17

Como Citar

Pinheiro, M. L. de A. ., Cruz, D. M. ., Lima, G. S. ., Rocha, M. R. ., Santos, G. M. dos ., & Reis, C. . (2022). A evolução dos métodos de ensino da anatomia humana - uma revisão sistemática integrativa da literatura. Bionorte, 10(2), 168–181. Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/111

Edição

Seção

Artigo de revisão