Síndrome de Burnout em estudantes de um curso de graduação em medicina com metodologias ativas de ensino-aprendizagem

Autores

Palavras-chave:

Esgotamento psicológico, Saúde mental, Educação médica, Estudantes de medicina

Resumo

Objetivo: analisar a possibilidade do desenvolvimento da Síndrome de Burnout em estudantes de um curso de medicina, o qual utiliza Metodologias Ativas de Ensino. Materiais e Métodos: trata-se de um estudo descritivo, com estudantes do curso de medicina, abrangendo turmas de quatro períodos diferentes, de ambos os sexos, maiores de 18 anos, que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Foram colhidos dados por meio da aplicação de um questionário sociodemográfico e do Maslach Burnout Inventory – Student Survey, no qual a manifestação de Burnout foi identificada por meio dos pontos de corte adotados, baseados na frequência de sintomas demarcada por escala Likert. Tem-se indicativo da presença da síndrome ou de que seu processo esteja em curso através de critérios tridimensionais, quando encontram-se altos níveis de exaustão emocional (EE) e descrença/despersonalização (DE) e baixos níveis de eficácia/realização profissional (EP) ou, bidimensionais, em que se têm altos níveis de EE e DE. Resultados: a população estudada foi composta por 130 alunos, havendo predominância do sexo feminino e idade menor que 25 anos. Analisando os questionários, observou-se que 20% dos participantes apresentaram indicativo de Síndrome de Bournot, com elevado índice de EE em todas as turmas, DE em elevação e alta EP, indicando a existência de sofrimento psicológico e emocional. Conclusão: esses resultados reforçam a necessidade de ampliação das pesquisas sobre a Síndrome de Burnot em estudantes de medicina, além de maior apoio institucional para prevenir o adoecimento psíquico entre os discentes.

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Publicado

2022-03-17

Como Citar

Dantas, A. B. ., Silveira, K. L. S. ., Souza, L. M. ., Azevedo, Y. P. ., Nery, J. S. ., & Fonseca, D. V. da . (2022). Síndrome de Burnout em estudantes de um curso de graduação em medicina com metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Bionorte, 9(1), 36–46. Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/128

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Artigo original