Ocorrência de alterações posturais em crianças e adolescentes dos anos finais do ensino fundamental

Autores

Palavras-chave:

Postura, Crianças, Adolescentes, Ensino Fundamental

Resumo

Objetivo: identificar e avaliar a ocorrência de alterações posturais em crianças e adolescentes, de 11 a 14 anos, dos anos finais do Ensino Fundamental. Materiais e Métodos: estudo com caráter observacional e descritivo, transversal, com dados quali-quantitativos e amostra composta por 24 crianças e adolescentes de uma escola privada da cidade de Pirapora - MG. Foi identificado o comportamento postural dentro e fora do ambiente escolar por meio da aplicação do Questionário de Avaliação de Hábito Postural, avaliada a postura estática das crianças por meio de fotografias, utilizando a simetrografia e a biofotogrametria com análises através do Software para Avaliação Postural. Resultados: bons hábitos posturais estáticos e dinâmicos em ambiente escolar e uma boa percepção sobre posturas corretas que devem ser adotadas de pé ou sentado foram relatados. No entanto, a análise da postura através do software revelou ocorrência da escoliose sendo mais frequente a destro-convexa (50%) e alterações severas de alinhamento na cintura escapular a em 41,7% da amostra. Conclusão: foram relatados bons hábitos posturais e percepçoes posturais corretas. No entanto, a amostra relatou dor nas costas e vivenciou queixa semelhante por parte do pais em algum momento da vida, além de apresentarem alterações posturais estáticas.

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Publicado

2022-03-17

Como Citar

Martins, L. P. de O. ., Vasconcelos, J. O. ., Souza, F. W. da S. ., Barbosa, M. C. P. ., & Queiroz, L. de O. . (2022). Ocorrência de alterações posturais em crianças e adolescentes dos anos finais do ensino fundamental. Bionorte, 9(2), 74–81. Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/133

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