Mastite causada por Staphylococcus aureus em vacas leiteiras

Autores

  • Wenderson Fellipe Batista Mendes Ruas Faculdades Integradas do Norte de Minas – FUNORTE
  • Anastácia Taís Oliveira Pereira Faculdades Integradas do Norte de Minas – FUNORTE
  • Huallyssys Farrara Medeiros Faculdades Integradas do Norte de Minas – FUNORTE
  • Lucas Mendes Soares Faculdades Integradas do Norte de Minas – FUNORTE

Resumo

A mastite é a inflamação da glândula mamária que tem como característica apresentar alterações patológicas no tecido glandular e inúmeras modificações físico-químicas no leite. É a principal doença que os produtores mundiais de leite enfrentam em virtude do impacto na produtividade dos rebanhos leiteiros e dos gastos referentes ao tratamento que, na grande maioria, é feito de forma empírica e errônea. Entre os agentes de origem infecciosa os quais são causadores das mastites, o Staphylococcus aureus é a bactéria mais prevalente. Entre elas, a coagulase negativa, comumente isolada no leite bovino, é considerada como patógeno secundário, podendo causar reações inflamatórias moderadas na glândula mamária, levando aos altos índices de mastites subclínicas no rebanho. A infecção mamária pode se instalar tanto durante a lactação, quanto no período seco. Os números de infecção são maiores no período que a vaca está seca, embora tais infecções não persistam ou evoluam para um estágio clínico até que haja uma lactação. A ordenha do rebanho possibilita a transmissão dessas bactérias devido ao leite secretado pelas vacas possuírem uma quantidade variável de microorganismos patogênicos, entre os quartos mamários e entre as vacas, isso por meio das mãos do ordenhador, ordenha mecânica ou de toalha de pano utilizada para secagem do teto. Devido tais motivos, a profilaxia no momento da ordenha é de fundamental importância para que seja possível minimizar o risco de transmissão. Sendo assim, este estudo objetivou analisar os aspectos clínicos e terapêuticos da mastite decorrente de S. aureus em vacas leiteiras. 

Referências

ACOSTA, A. C; SILVA, L. B.G; MEDEIROS, E.S; PINHEIRO-JÚNIOR, J.W; MOTA, R.A. Mastites em ruminantes no Brasil. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 36, n. 7, p. 565–573, jul. 2016.

ANDREWS, A. H.; BLOWEY, R. W.; BOYD, H.; EDDY, R. G. Medicina bovina – doenças e criação de bovinos. 2ed. São Paulo: Roca, 2008.

SOUZA, K. S. S.; OLIVEIRA, Y. C. M.; DUARTE, A. F. V.; OLIVEIRA, T. C.; VELOSO, A. L. C.; OLIVEIRA, P. M. C. et al. Resistência a antimicrobianos de bactérias isoladas de vacas leiteiras com mastite subclínica. Caderno de ciências agrárias, v. 8, n. 2, p. 83–89, ago. 2016.

Downloads

Publicado

2022-03-18

Como Citar

Ruas, W. F. B. M. ., Pereira, A. T. O. ., Medeiros, H. F. ., & Soares, L. M. . (2022). Mastite causada por Staphylococcus aureus em vacas leiteiras. Bionorte, 9(S1). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/163