Construção de instrumento educativo sobre afetividade e sexualidade para idosos

Autores

  • Eduardo Mendes Guimarães Centro Universitário do Norte de Minas
  • Gleigson Ney Antunes Silva Centro Universitário do Norte de Minas
  • Janine Vitor dos Santos Centro Universitário do Norte de Minas
  • Ana Monique Gomes Brito Centro Universitário do Norte de Minas

Palavras-chave:

Prevenção, Transmissão, Profissionais de Saúde

Resumo

Objetivo: relatar a experiência de desenvolvimento de uma estratégia educativa com a construção de um instrumento do tipo folder para orientar questões relacionadas à sexualidade e afetividade entre pessoas idosas, com ênfase na importância dessa expressão. Materiais e Métodos: trata-se de uma intervenção realizada na unidade Amazonas na cidade de Montes Claros- MG entre os meses de outubro e novembro de 2021. A proposta foi desenvolver o tema por meio de um instrumento educativo do tipo folder, elaborado em um aplicativo online de designs, utilizando imagens ilustrativas e textos complementares e informativos, cujo tema foi: Afetividade e Sexualidade entre idosos. Resultados: foram entregues alguns folders explicativos para os idosos que realizaram a consulta de enfermagem e avaliação multidimensional e passadas orientações sobre o tema escolhido, reforçando a importância da prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis. Observa-se a necessidade de abordar esse tema com mais frequência entre o público. Conclusão: apesar de pouco abordado, o tema foi bem recebido entre os idosos. Observou-se a necessita de atividades com abordagens mais direcionadas, a fim de orientar e esclarecer dúvidas sobre a temática para que os idosos possam exercer sua sexualidade e afetividade sem que sejam limitados por “tabus” sociais.

Downloads

Publicado

2022-05-26

Como Citar

Guimarães, E. M. ., Silva, G. N. A. ., Santos, J. V. dos ., & Brito, A. M. G. . (2022). Construção de instrumento educativo sobre afetividade e sexualidade para idosos. Bionorte, 11(S1). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/265