Relato de experiência: elaboração de uma cartilha acerca da covid-19 para hipertensos e diabéticos

Autores

  • Ana Paula Mendes Rodrigues Centro Universitário do Norte de Minas
  • Diogo Gabriel Santos Silva Centro Universitário do Norte de Minas
  • Ana Monique Gomes Brito Brito Centro Universitário do Norte de Minas

Palavras-chave:

COVID-19, Educação em Saúde, Hipertensão, Diabetes Mellitus

Resumo

Objetivo: relatar a experiência da elaboração de um recurso educacional do tipo cartilha com medidas preventivas contra COVID-19 para hipertensos e diabéticos. Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência vivenciado por acadêmicos durante o Programa de Interação, Serviço, Ensino e Comunidade em um serviço de atenção primária à saúde na cidade de Montes Claros- MG, relacionado à criação de uma cartilha como recurso educacional para a prevenção de COVID-19. Inicialmente, fez-se a escolha do instrumento e definiu-se o tema. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa sobre o assunto abordado e elaborou-se o material impresso a ser entregue durante uma abordagem à idosos da comunidade. Resultados: a atividade permitiu conhecer o perfil da população hipertensa e diabética usuária da Unidade de Saúde, o que possibilitou a intervenção de acordo com as suas necessidades. A atividade permitiu levar informações, esclarecer dúvidas e sensibilizar a população sobre os cuidados necessários, possibilitando que muitas sejam multiplicadoras de saber. Conclusão: a realização desta atividade oportunizou aos envolvidos, alunos, professora, equipe de saúde e população frequentadora da Unidade de Saúde a consolidação de conhecimentos sobre a temática abordada, havendo troca de saberes, valorização do conhecimento e da experiência acadêmico-profissional.

Downloads

Publicado

2022-05-26

Como Citar

Rodrigues, A. P. M. ., Silva, D. G. S. ., & Brito, A. M. G. B. (2022). Relato de experiência: elaboração de uma cartilha acerca da covid-19 para hipertensos e diabéticos. Bionorte, 11(S1). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/269