Percepção da gestão acadêmica sobre a construção curricular de um curso médico em instituição privada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47822/bn.v11i2.499

Palavras-chave:

Educação Médica, Currículo, Gestão em saúde, Aprendizagem baseada em problemas, Avaliação educacional

Resumo

Objetivo: Analisar a percepção da gestão acadêmica sobre a construção curricular de um curso médico privado. Materiais e Métodos: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada com 3 gestores do curso médico de instituição privada, que responderam uma entrevista semiestruturada. Utilizou-se análise de conteúdo das entrevistas, que foram transcritas e revisadas. Resultados: A análise enfatizou o processo de organização do curso e a participação dos atores envolvidos na formação médica. O gestor destaca a estruturação do currículo aplicada na instituição, discorrendo sobre o papel da gestão acadêmica, a comunicação entre seus setores e o método de ensino, em suas características e impactos na formação acadêmica. Identificou-se a percepção dos entrevistados quanto à relação do estudante com as demandas comunitárias em saúde e com o corpo docente, reconhecendo pontos positivos e dificuldades a serem superadas na qualidade do processo ensino-aprendizagem. Considerações finais: A atuação dos gestores na construção e aplicação da estrutura curricular ancora-se na adoção de metodologia ativa para a formação médica. O método é percebido como um avanço, contribuindo para uma formação holística e contextualizada com a prática e as demandas de saúde da população. A participação dos gestores é relevante, interferindo direta ou indiretamente, na qualidade desse processo.

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Publicado

2022-10-05

Como Citar

Nunes, B. R. ., Lelis, E. L., Campolina , M. C. S. B. ., Fonseca , M. K. S., Silva, R. G. da, Almeida, R. M., & Reis, C. (2022). Percepção da gestão acadêmica sobre a construção curricular de um curso médico em instituição privada. Bionorte, 11(2), 265–284. https://doi.org/10.47822/bn.v11i2.499

Edição

Seção

Artigo original