Animais domésticos e silvetres: como cuidar?

Autores

  • Isadora Fernanda Dias Nunes Centro Universitário FUNORTE, Montes Claros-MG, Brasil
  • Leandro Rodrigues Lopes Centro Universitário FUNORTE, Montes Claros-MG, Brasil
  • Marcelo Augusto Dias Teles Centro Universitário FUNORTE, Montes Claros-MG, Brasil
  • Ruanna Rosa Gitirana Centro Universitário FUNORTE, Montes Claros-MG, Brasil
  • Janini Tatiane Lima Souza Maia Centro Universitário FUNORTE, Montes Claros-MG, Brasil

Palavras-chave:

Animal, Cuidados Básicos, Espécies Animais

Resumo

Objetivo: relatar a experiência ao auxiliar os alunos sobre a identificação dos animais domésticos ou silvestres. Materiais e Métodos: os temas foram abordados através de uma palestra ministrada pelos acadêmicos de Medicina Veterinária da cidade de Montes Claros-MG, de forma presencial, para alunos do  1°ano do ensino  médio, em Pirapora – MG. Na identificação dos animais domésticos ou silvestres, foi abordado sobre suas semelhanças e diferenças em partes do corpo e comportamento; além de alertar sobre os cuidados básicos com alimentação (específico em animais domésticos), que deve ser balanceada e muito bem equilibrada, alertando sobre a importância de manter o protocolo de vacinação em dia e sobre os cuidados e responsabilidades que se deve ter com os animais em geral. Foi realizada uma gincana, utilizando-se um quadro interativo, com fichas e perguntas relacionadas aos temas abordados. O quadro continha imagens e perguntas relacionadas às espécies de animais. As fichas foram guardadas em uma caixa, onde cada aluno sorteava uma ficha e assinalava de acordo com as perguntas do quadro: “Qual é o animal?”; “Doméstico ou Silvestre?” e “Quais os cuidados básicos?”. Em seguida, abriu-se um tempo para esclarecimento de dúvidas e troca de informações com os alunos e encerrou-se a atividade. Resultados: notou-se um enorme interesse dos alunos durante a apresentação sobre  os temas, principalmente sobre os cuidados básicos com o animal. Foram feitos questionamentos e dúvidas foram esclarecidas. O tema foi de suma importância e o aprendizado foi efetivo na classe. Conclusão: levando-se em conta o que foi observado, houve uma interação e troca de informações muito relevantes, quando os participantes puderam aprender sobre a diferenciação de espécies, os cuidados básicos com os animais. Com uma didática muito descontraída, puderam entender como se deve ter respeito e responsabilidade com  os animais de uma forma geral.

Downloads

Publicado

2023-02-24

Como Citar

Nunes, I. F. D. ., Lopes, L. R. ., Teles, M. A. D. ., Gitirana, R. R. ., & Maia, J. T. L. S. (2023). Animais domésticos e silvetres: como cuidar?. Bionorte, 12(Suppl. 1). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/629