Educação em saúde sobre primeiros socorros: um relato de experiência

Autores

  • Janete Morais de Jesus Centro Universitário do Norte de Minas, Montes Claros-MG, Brasil
  • Maria do Carmo Soares Dias Centro Universitário do Norte de Minas, Montes Claros-MG, Brasil
  • Maria Fernanda Rodrigues Lima Centro Universitário do Norte de Minas, Montes Claros-MG, Brasil
  • Thallyta de Sousa Lima Centro Universitário do Norte de Minas, Montes Claros-MG, Brasil
  • Pâmela Scarlatt Durães Oliveira Centro Universitário do Norte de Minas, Montes Claros-MG, Brasil
  • Jucimere Fagundes Durães Rocha Centro Universitário do Norte de Minas, Montes Claros-MG, Brasil

Palavras-chave:

Socorro de Urgência, Saúde Pública, Saúde da Comunidade

Resumo

Objetivo: relatar a experiência do planejamento, elaboração e execução da educação em saúde sobre primeiros socorros em caso de obstrução de vias aéreas por corpo estranho. Materiais e Métodos: a educação em saúde foi realizada no mês de junho de 2022 por acadêmicos do primeiro período de enfermagem de uma instituição de Montes Claros-MG, na sala de espera em uma Unidade de Saúde da Família da mesma cidade, com 30 pacientes. A ação foi planejada em cinco etapas, sendo que a primeira etapa tinha o intuito de promover a decisão. Dessa forma, foi narrada a história de um garoto acometido pelo engasgo em uma excursão escolar. O propósito da segunda etapa era promover o conhecimento. Assim, foi ensinada a realização das manobras de desengasgo em bonecos e nos próprios acadêmicos. A terceira etapa, para fixar o conhecimento, foi elaborada uma oficina na qual os pacientes puderam executar as manobras nos bonecos. Na quarta etapa, para a avaliação, foi preparado um jogo de verdade e mentira, em que duas afirmações eram verdadeiras e uma falsa, e os pacientes deveriam apontar a  alternativa incorreta. A quinta etapa, para o fechamento da atividade, foi feita a distribuição do folder educativo, elaborado pelos acadêmicos. Resultado: com a dinâmica de ensino e prática da execução das manobras de desengasgo,  a finalidade da ação foi concluída com êxito, em razão da adesão positiva do público. Ademais, ao término da prática, foi oferecido aos usuários um café da manhã e a entrega dos folders, promovendo a interação entre o grupo e os participantes. Conclusão: foi possível que os acadêmicos se aproximassem da teoria, lecionada em sala de aula, com auxílio da prática e do ensino direcionado à comunidade. Além disso, verificou- se o entendimento das atribuições do enfermeiro com relação à prática de uma educação em saúde de qualidade.

Downloads

Publicado

2023-02-24

Como Citar

Jesus, J. M. de ., Dias, M. do C. S. ., Lima, M. F. R. ., Lima, T. de S. ., Oliveira, P. S. D. ., & Rocha, J. F. D. . (2023). Educação em saúde sobre primeiros socorros: um relato de experiência. Bionorte, 12(Suppl. 1). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/634