Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e suas repercussões na criança

Autores

  • Tainá Reis Martins Centro Universitário FIPMoc - UNIFIPMoc
  • Nikole Oliveira Melo Centro Universitário FIPMoc - UNIFIPMoc
  • Mariana Guimarães Mundim Centro Universitário FIPMoc - UNIFIPMoc

Palavras-chave:

TDAH, Criança, Neurologia, Sinais e Sintomas

Resumo

Objetivo: analisar as repercussões neurológicas, psíquicas e sociais prevalentes em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Materiais e Métodos: trata-se de uma revisão narrativa. A busca na literatura foi realizada nas seguintes bases de dados: SciELO, PubMed/Medline, Google Acadêmico e complementada por uma revisão manual em livros de Neurologia. Foram usados os descritores: TDAH, diagnóstico e complicações, acrescidos dos termos: infantil, social, neurológica, psicológica, epidemiologia, manifestações, clínica, comportamentais e neurologia. O período de abrangência foi entre abril de 1999 a abril de 2019. Resultados: foram utilizados 15 artigos e quatro livros que tratam sobre as características do TDAH, sendo elas consequências de alterações no processo de transmissão dopaminérgica no lobo pré-frontal, nas regiões límbicas e, também, subcorticais do cérebro. Nesse estudo, foi enfatizada a importância e a necessidade de um diagnóstico precoce, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e efetivar uma maior inclusão dessas crianças nos meios escolar, familiar e social. Desse modo, a oferta de auxílio realizado por uma equipe multiprofissional é de importância explícita para uma melhor adequação do indivíduo, em sua vida cotidiana, à tríade sintomatológica característica do distúrbio constituída por desatenção, hiperatividade e impulsividade. Conclusão: o estudo reforça a importância do tratamento multiprofissional para o TDAH, favorecendo não só o desenvolvimento neuropsicosocial, através da identificação das características e do tratamento precoces, como também evitando as consequências nas esferas sociais, para que o indivíduo consiga se inserir e participar de forma ativa do meio no qual se insere.

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Publicado

2022-03-17

Como Citar

Martins, T. R. ., Melo, N. O. ., & Mundim, M. G. . (2022). Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e suas repercussões na criança. Bionorte, 10(S2). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/65