Assistência de qualidade em gerenciamento de risco hospitalar: relato de experiência

Autores

  • Alice Domingues Marques Faculdades Unidas do Norte de Minas – FUNORTE
  • Raynara Laurinda Nascimento Nunes Faculdade de Saúde de Humanidades Ibituruna – FASI
  • Aline Gomes Silva de Souza Faculdade de Saúde de Humanidades Ibituruna – FASI
  • Dayane Indyara de Sá Silva Faculdade de Saúde de Humanidades Ibituruna – FASI
  • Jannayne Lúcia Câmara Dias Faculdade de Saúde de Humanidades Ibituruna – FASI

Palavras-chave:

Qualidade, Gerenciamento, Hospital

Resumo

Objetivo: relatar a experiência quanto ao desenvolvimento da assistência de qualidade no gerenciamento de risco nos setores intra-hospitalares. Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência vivenciado em um hospital de médio porte no município de Montes Claros, onde foram desenvolvidas atividades, como assistir, pesquisar, administrar e registrar dados importantes quanto à adesão dos protocolos institucionais de identificação segura, prevenção de quedas e prevenção de lesões. Utilizaram-se formulários semiestruturados ao lado de serviço de qualidade e tecnologias que envolvam um sistema para anexar as informações. Resultados: as atividades desenvolvidas dentro do ambiente hospitalar foram realizadas conforme referenciais adotados pela instituição. Evidenciou-se que, no setor “X” de 28 pacientes avaliados, 6 (21,4%) possuíram identificação segura; 27 (96,4%) cuidados prescritos para a prevenção de lesões e 27 (96,4%) cuidados para o risco de queda; No setor “Y” de 30 pacientes avaliados, 26 (86,6%) possuíram identificação segura e 27 (96,4%) cuidados prescritos para lesões; No setor “Z”, de 124 pacientes avaliados, 116 (93,5%) possuíram identificação segura; 39 (31,4%) cuidados prescritos para lesões e 55 (44,3%) cuidados para a prevenção de queda. Ademais, no período, foram realizadas 182 avaliações do gerenciamento de riscos, sendo acompanhados pacientes institucionalizados, observando-se a necessidade de aprimoramento dos protocolos assistenciais. Assim, houve intervenções frente aos índices detectados de acordo com a necessidade de cada setor. Conclusão: portanto, a partir dessa experiência, aprimorou-se o conhecimento de uma das áreas da gestão proporcionando uma construção do saber teórico, crítico e reflexivo a fim de promover assistência de enfermagem mais qualificada que visa ao bem-estar do paciente e assegura o correto funcionamento dos processos envolvidos.

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Publicado

2022-03-17

Como Citar

Marques, A. D. ., Nunes, R. L. N. ., Souza, A. G. S. de ., Silva, D. I. de S. ., & Dias, J. L. C. . (2022). Assistência de qualidade em gerenciamento de risco hospitalar: relato de experiência. Bionorte, 10(S1). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/75