Construção de uma história infantil como instrumento de educação em saúde sobre as diversidades

Autores

  • Tayna Gonçalves Barbosa Estudante de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros-MG, Brasil
  • Adriana Mendes da Rocha Estudante de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros-MG, Brasil
  • Carolina dos Reis Alves Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros-MG, Brasil
  • Ana Augusta Maciel de Souza Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros-MG, Brasil

Palavras-chave:

Educação infantil., Promoção da saúde., Inclusão social.

Resumo

Objetivo: relatar a experiência de acadêmicas do curso de graduação em Enfermagem na elaboração de um livro infantil sobre a diversidade. Materiais e Métodos: trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre a elaboração de uma história infantil desenvolvida por acadêmicas do 6º período do curso de graduação em Enfermagem, para apresentação à disciplina Produção do Conhecimento Aplicado à Enfermagem. O trabalho foi realizado de forma remota durante os meses de agosto e novembro de 2021. O enredo histórico se deu após reuniões remotas, via Google Meet. As ilustrações foram obtidas por meio de imagens disponíveis gratuitamente na internet, tendo seu fundo removido pelo site Remove.bg. Foi utilizada a plataforma de design gráfico Canva para a criação e edição do livro. Resultados: o produto final obtido foi intitulado “A Casa Arco-íris”, composto por 30 páginas, incluindo a capa, prefácio e ficha técnica. O contexto literal compreendeu as vivências do cotidiano de crianças que sofrem discriminação no ambiente escolar, sendo a proposta final do livro ajudar as crianças a se amarem e ensiná-las a terem empatia com os demais. Para isso, foram criados persongens fictícios que abordaram as diversas diferenças que os tornam únicos. A linguagem apresentou-se de forma clara e acessível, com auxílio de imagens coloridas, tornando o livro mais atrativo e, facilitando o processo de leitura. Conclusão: a leitura é uma das alternativas para abordar, de forma educativa, temáticas relevantes para a sociedade. Por meio da leitura do livro “A casa arco-íris”, é possível que as crianças aprendam, com uma linguagem acessível e adequada à infância, sobre a diversidade. O processo de criação/contação de histórias infantis torna-se um fator importante para ações de promoção de saúde realizadas pelo enfermeiro.

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Publicado

2023-09-26

Como Citar

Barbosa, T. G. ., Rocha, A. M. da ., Alves, C. dos R. ., & Souza, A. A. M. de . (2023). Construção de uma história infantil como instrumento de educação em saúde sobre as diversidades. Bionorte, 12(Suppl.5). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/864