Sensibilização sobre diagnóstico precoce do câncer de mama

um relato de experiência

Autores

  • Victória Sabrina Ferreira de Assis Estudante de Enfermagem do Centro Universitário do Norte de Minas, Montes Claros-MG, Brasil
  • Diego Barbosa Rocha Estudante de Enfermagem do Centro Universitário do Norte de Minas, Montes Claros-MG, Brasil
  • Kesia Barbosa dos Reis Estudante de Enfermagem do Centro Universitário do Norte de Minas, Montes Claros-MG, Brasil
  • Amanda Alves de Jesus Estudante de Enfermagem do Centro Universitário do Norte de Minas, Montes Claros-MG, Brasil
  • Jeferson Sousa Pinheiro Estudante de Enfermagem do Centro Universitário do Norte de Minas, Montes Claros-MG, Brasil
  • Dienypher Oliveira Facin Souza Estudante de Enfermagem do Centro Universitário do Norte de Minas, Montes Claros-MG, Brasil
  • Leila das Graças Siqueira Professora de Enfermagem Centro Universitário do Norte de Minas, Montes Claros-MG, Brasil

Palavras-chave:

Câncer., Mama., Intervenção., Prevenção.

Resumo

Objetivo: descrever um relato de experiência ao sensibilizar mulheres acerca do autoconhecimento das mamas como forma de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Materias e Métodos: trata-se de um relato de experiência realizado por acadêmicos do curso de graduação em enfermagem vinculados às atividades desenvolvidas pela Liga Interdisciplinar de Cuidados com a Pele em a uma Clínica de Especialidades Médicas de uma instituição privada da cidade de Montes Claros-MG. As atividades de sensibilização por meio da educação em saúde ocorreram nos meses de setembro e outubro de 2022, quando, inicialmente,  foi elaborado o planejamento da matriz de intervenção, com o intuito de orientar as mulheres durante as ações propostas para a execução do Outubro Rosa, utilizando-se um folder didático e ilustrativo sobre as formas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Resultados: participaram dessa intervenção 36 mulheres, todas com idade acima de 40 anos que buscaram por atendimentos de saúde na Clínica de Especialidades Médicas. E, considerando como foco da intervenção educativa a sensibilização e prevenção a respeito do câncer de mama, foi perceptível a relevância da intervenção, em que através da educação em saúde, pode-se esclarecer dúvidas. Assim, a experiência proporcionou uma ampla visão sobre cada relato preventivo, além de ter contribuído de forma fundamental para o contato profissional e cliente. Conclusão: as intervenções educativas são necessárias, pois, além de orientar, permitem também identificar os fatores de risco, enfatizando o autoconhecimento das mamas como forma de prevenção. Consequentemente, quanto mais precoce o diagnóstico melhor será o prognóstico.

Downloads

Publicado

2023-09-26

Como Citar

Assis, V. S. F. de ., Rocha, D. B. ., Reis, K. B. dos ., Jesus, A. A. de ., Pinheiro, J. S. ., Souza, D. O. F. ., & Siqueira, L. das G. . (2023). Sensibilização sobre diagnóstico precoce do câncer de mama: um relato de experiência. Bionorte, 12(Suppl.5). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/880