Vivências do estágio curricular supervisionado: educação em saúde para jovens e adolescentes

Autores

  • Bruna Amorim Santos Estudante de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros-MG, Brasil
  • Adriana Mendes da Rocha Estudante de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros-MG, Brasil
  • Poliana Ferreira Luís Estudante de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros-MG, Brasil
  • José Ronivon Fonseca Mestre em Cuidado Primário em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Professor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros-MG, Brasil
  • Viviane Carrasco Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros-MG, Brasil

Palavras-chave:

Tabagismo., Estudantes., Educação em Saúde.

Resumo

Objetivos: descrever a experiência de acadêmicas de Enfermagem na realização de uma educação em saúde sobre tabagismo para jovens e adolescentes. Materiais e Métodos: trata-se de um estudo do tipo relato de experiência de uma educação em saúde realizada em uma escola municipal de Montes Claros durante o mês de maio de 2022. Inicialmente, as acadêmicas se reuniram-se com o preceptor e uma representante da equipe odontológica (auxiliar da dentista da unidade) para escolherem o tipo de ação, tema, público-alvo e local, bem como realizar o levantamento dos recursos a serem utilizados. Assim, decidiu-se que seria realizada uma palestra para os estudantes da escola do 9° ano do ensino fundamental. A educação em saúde foi realizada no período matutino. Para ministrar a palestra foram utilizados data-show e notebook. Em cada turma, foi contabilizado um tempo de trinta minutos. Resultados: em formato expositivo, por meio dos slides, as acadêmicas apresentaram o conceito do tabagismo, seus malefícios, as doenças decorrentes, como infarto, acidentes vascular encefálico, câncer e demais prejuízos à saúde e, também, os dados epidemiológicos. Logo, foi aberto espaço para o esclarecimento de dúvidas, depoimentos e relato de experiências. De acordo com os depoimentos, percebeu-se que a maioria dos estudantes eram expostos ao tabagismo de forma passiva. Em contrapartida, uma minoria relatou já ter tido contato ativo com o cigarro em alguma situação da vida. Outro ponto importante refere-se ao interesse dos estudantes em compreender sobre os cigarros eletrônicos. Percebeu-se que a maioria dos estudantes tinha pouco conhecimento sobre as propriedades do cigarro eletrônico e se havia ou não malefícios ao utilizá-lo. Conclusão: a educação em saúde promoveu um espaço de conscientização, compartilhamento de conhecimentos e esclarecimentos de dúvidas dos jovens e adolescentes sobre o tabagismo.

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Publicado

2023-09-26

Como Citar

Santos, B. A. ., Rocha, A. M. da ., Luís, P. F. ., Fonseca, J. R. ., & Carrasco, V. (2023). Vivências do estágio curricular supervisionado: educação em saúde para jovens e adolescentes. Bionorte, 12(Suppl.5). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/882