Meio ambiente e sustentabilidade para a educação infantil

Autores

  • Agatha Kaluana Érica Rodrigues Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG, Brasil
  • Gabriela Boaventura Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG, Brasil
  • Ihago Cesário Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG, Brasil
  • Jamila Souza Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG, Brasil
  • Mellissa Durães Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG, Brasil
  • Rian Francisco Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG, Brasil

Palavras-chave:

Educação ambiental., Sustentabilidade., Escolares.

Resumo

Objetivo: relatar a experiência ao abordar sobre meio ambiente e sustentabilidade para a educação infantil. Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência desenvolvido por acadêmicos do curso de Biomedicina de uma instituição de ensino superior da cidade de Montes Claros-MG, como parte da disciplina de Projeto Integrador Meio Ambiente e Sustentabilidade, em novembro de 2022. As atividades foram realizadas em uma instituição pública de ensino infantil, com duas turmas do quinto ano, que se iniciou com a apresentação e uma breve explicação sobre o curso de Biomedicina; na sequência foi realizada uma palestra com o tema “O que é o meio ambiente e sustentabilidade”.  Foi realizada uma atividade recreativa com os alunos com o objetivo de ensiná-los a plantar mudas de feijão. Após a atividade, foi feita uma avaliação de aprendizagem com os alunos sobre o tema abordado e ao final foi distribuído um brinde com uma mensagem sobre o meio ambiente. Resultados: a realização do projeto teve como benefícios gerados a conscientização das crianças diante do tema apresentado, a dedicação na atividade recreativa, bem como o relato de que se dedicarão mais ao cuidado com o meio ambiente. Conclusão: o principal conhecimento obtido pelos integrantes da equipe foi a constatação da importância da conscientização sobre o meio ambiente e sustentabilidade.

Downloads

Publicado

2024-02-15

Como Citar

Rodrigues, A. K. Érica, Boaventura, G. ., Cesário, I. ., Souza, J. ., Durães, M. ., & Francisco, R. (2024). Meio ambiente e sustentabilidade para a educação infantil. Bionorte, 13(Suppl.1). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/893