Reciclagem solidária: educação ambiental e coleta seletiva

Autores

  • Ariela Victoria Mariano dos Santos Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG, Brasil
  • Larissa Stefany Santos Rodrigues Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG, Brasil
  • Luiz Emanuel dos Santos Souza Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG, Brasil
  • Luiz Felipe Gomes de Freitas Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG, Brasil
  • Ruth Laura Lino Pereira da Silva Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG, Brasil
  • Vitor Manoel Arruda Abade Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG, Brasil
  • Janini Tatiane Lima Souza Maia Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), Montes Claros-MG, Brasil

Palavras-chave:

Reciclagem., Coleta seletiva., Sustentabilidade.

Resumo

Objetivo: relatar a experiência de conscientização e educação do corpo docente e discente de uma instituição de ensino sobre o reaproveitamento de materiais. Materiais e Métodos: a atividade aconteceu em novembro de 2022, como parte da disciplina de Projeto Integrador Meio Ambiente e Sustentabilidade, desenvolvida por acadêmicos do curso de Biomedicina de uma instituição de ensino superior da cidade de Montes Claros-MG. A equipe realizou uma pesquisa prévia sobre cada tema a ser abordado: reciclagem solidária, educação ambiental e coleta seletiva. A ideia foi transformar materiais que normalmente seriam jogados no lixo ou descartados de maneira incorreta em algo reutilizável e útil, como porta canetas, personalizadas e feitas de garrafa pet. Os acadêmicos se reuniram para dar inicio à personalização dos materiais recolhidos, com posterior modelagem e logo depois a pintura.  Os materiais produzidos foram entregues na instituição de ensino escolhida. Resultados: o maior benefício adquirido com este projeto foi o reconhecimento em relação ao meio ambiente sustentável, ou seja, o que cada um pode contribuir. No desenvolvimento da atividade, referente à divisão de tarefas, o projeto foi executado com a participação de todos, de acordo com suas rotinas, com resultado final satisfatório. No dia da entrega dos materiais confeccionados, foi feita uma apresentação na instituição escolhida com o intuito de conscientizar os alunos sobre a importância da reciclagem e sua relevância para a sustentabilidade, tendo em vista que, na medida que ocorre a redução do lixo e o descarte incorreto de materiais plásticos, o reaproveitamento contribui com a saúde do planeta, pois proporciona a redução da poluição das águas e demais ecossistemas. Conclusão: diante da experiência da equipe, percebeu-se que o meio ambiente ainda é um assunto que merece mais atenção e esforço, em relação à conscientização, bem como na realização de práticas saudáveis que são importantes para a vida atual e a futura.

Downloads

Publicado

2024-02-15

Como Citar

Santos, A. V. M. dos, Rodrigues, L. S. S., Souza, L. E. dos S. ., Freitas, L. F. G. de, Silva, R. L. L. P. da, Abade, V. M. A., & Maia, J. T. L. S. (2024). Reciclagem solidária: educação ambiental e coleta seletiva. Bionorte, 13(Suppl.1). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/896