Sobre a Revista

Apresentação, Objetivo e Escopo
A Revista Bionorte é uma publicação da área interdisciplinar, vocacionada para a interlocução entre a Ciência e a Sociedade, aberta à comunidade científica nacional e internacional. Possui uma linha editorial centrada na área das Ciências da Saúde.

Entidade Editora
Centro Universitário FUNORTE.

Periodicidade da publicação
Fluxo contínuo. Dois números são publicados por ano e os artigos científicos divulgados à medida que o processo editorial se encerra, ou seja, os números não precisam estar fechados para a publicação da investigação.

Idioma de submissão
Português, inglês ou espanhol.

Processo de avaliação
Os trabalhos serão revisados por pares, sendo dois pareceristas externos com experiência na área de conhecimento do manuscrito. Esse processo se dará de forma sigilosa, garantindo o anonimato dos autores e revisores (double blind peer review). O sistema de avaliação compreende as seguintes etapas:
1. avaliação do manuscrito por um editor em relação ao escopo da revista e adequação às normas;
2. revisão por dois ou mais avaliadores ad hoc;
3. encaminhamento para os autores das adequações solicitadas (caso necessário);
4. decisão sobre a publicação pelo editores.

Ética em Pesquisa
Investigações envolvendo seres humanos devem ser conduzidas de acordo com as Resoluções do Conselho Nacional de Saúde nº 466/12 e nº 510/16. Estudos desenvolvidos em outros países deverão seguir legislação própria. Normalmente, inclui aprovação da investigação por um comitê de ética em pesquisa.

Direitos autorais
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos: 
a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Bionorte o direito de primeira publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico;
b) a publicação e a distribuição do artigo pelos pesquisadores (ex.: na sua página pessoal ou em repositórios institucionais) não serão permitidas a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial. Após a publicação, os autores poderão depositar versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou outros de sua escolha.

Licença Creative Commons
Creative Commons License
Creative Commons Attribution 4.0 International License

Política de acesso livre
Acesso aberto imediato (open access). A Revista Bionorte atende à definição de acesso aberto do DOAJ (Directory of Open Access Journals), possibilitando acesso completo a todo o conteúdo publicado, licenciado sob uma licença Creative Commons. Os usuários deste periódico poderão ler, baixar, copiar e distribuir o conteúdo disponível, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.

Política de arquivamento
Este periódico usa o sistema LOCKSS como Política de Arquivamento

Taxa de processamento de artigos
A Revista Bionorte não cobra qualquer tipo de taxa dos autores para a submissão, processamento e publicação de manuscritos. No entanto, o custo da tradução para o idioma inglês  será de responsabilidade dos autores, realizada por uma tradutora credenciada e indicada pela Revista Bionorte.

Política de antiplágio
Os artigos científicos submetidos sofrem rastreamento por software antiplágio específico (iThenticate). Os autores devem estar atentos para as implicações previstas nos dispositivos legais do Código Penal (artigo 184) e da Lei de Direitos Autorais (Art. 7º, parágrafo terceiro da Lei nº  9.610, de 19 de fevereiro de 1998Vide Lei nº 12.853, de 2013). Artigos que apresentarem elevada similaridade de texto serão rejeitados.

ISSN (International Standard Serial Number)
2526-6349 On-line version
2175-1943 Print version

Google Metrics
- h5-index

Fontes de Indexação: