Sobre a Revista

Apresentação
O Centro Universitário FUNORTE, por meio da Portaria 002/2021, informa a criação da Editora Universitária FUNORTE, órgão vinculado ao Centro de Pesquisa da Plataforma I. A Editora tem como objetivo possibilitar a disseminação de informações através da publicação de obras nas diversas áreas do saber.

Missão
Expandir e democratizar o acesso ao conhecimento e contribuir para o desenvolvimento da ciência na educação básica e superior.

Visão
Produzir conteúdos de excelência técnica e científica.

Valores
Profissionalismo.
Responsabilidade social e científica.
Ética nas relações.

Política Editorial
A Editora Universitária FUNORTE publica edições de obras técnicas, didático-pedagógicas, científicas, culturais e literárias no formato de E-book, desde que estejam de acordo com os critérios estabelecidos pelo Conselho Editorial.

As obras publicadas serão, preferencialmente, de professores, estudantes, pesquisadores e profissionais do Centro Universitário FUNORTE e Instituições da rede e deverão contribuir para o desenvolvimento social, cultural e científico. Deverão destinar-se exclusivamente à Editora Universitária FUNORTE, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outra editora ou periódico científico, tanto do texto, quanto de figuras e tabelas, quer na íntegra ou parcialmente. São de inteira responsabilidade dos autores os conceitos e opiniões emitidos nas obras, não refletindo obrigatoriamente a opinião do Conselho Editorial.

A Editora Universitária FUNORTE não cobra taxas dos autores para a submissão e a avaliação das obras. Para as obras aprovadas para a publicação, será cobrado o valor de R$ 250,00 referente ao processo de revisão ortográfica e gramatical, diagramação e solicitação do ISBN no Centro Brasileiro do Livro (CBL). É de responsabilidade da Editora Universitária FUNORTE realizar a solicitação do ISBN e elaborar a ficha catalográfica das obras aprovadas para a publicação. O pagamento deverá ser realizado através de boleto bancário gerado pelo sistema intitucional da secretaria do Centro Universitário.

Antes de serem enviadas para a avaliação, as obras submetidas passarão por software detector de plágio. Assim, é possível que os autores sejam questionados sobre informações identificadas pela ferramenta para que garantam a originalidade das obras, referenciando todas as fontes de pesquisa utilizadas. Obras que apresentarem elevada similaridade de texto serão rejeitadas.

As obras submetidas passarão por uma análise inicial pelo Conselho Editorial. Sendo confirmadas a relevância da temática e a adequação às normas e critérios editoriais, as obras serão encaminhadas para dois pareceristas ad hoc. Ao final do processo de análise, elas poderão ser: aprovadas; aprovadas com correções obrigatórias; ou rejeitadas.

Linhas Editoriais
Textos didático-pedagógicos: obras desenvolvidas por professores e direcionadas à educação básica e superior.

Produtos científicos: obra elaborada com o objetivo de divulgar conhecimento científico sobre determinada área do saber. Poderá ser elaborada individual ou coletivamente, podendo ser construída em capítulos e compor um conjunto de estudos científicos de diversos autores (máximo de sete autores por capítulo). Na estrutura de uma coletânea, geralmente, encontra-se a figura dos organizadores (máximo de três organizadores).

Textos artísticos e culturais: obras criadas por professores e estudantes que objetivam a divulgação de conteúdo de natureza artística e cultural.

Produções técnicas: descrição de produtos, processos, técnicas e ferramentas; cartas, mapas, maquetes ou similares; podendo ser elaboradas individual ou coletivamente (no formato de coletânea).