O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista ou editora.
  • O arquivo da submissão foi elaborado no programa Microsoft® Word ou compatível, gravado em formato doc ou docx.
  • O texto está com espaçamento de 1,5 entre as linhas, usa uma fonte Times New Roman de tamanho 12-pontos, layout de página em tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm) e margens de 2 cm.
  • Encaminhou, em arquivos separados, a obra, a Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais, e o Parecer de Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP (quando pertinente).
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A submissão dos arquivos originais deverá ser realizada por meio da Plataforma Open Journal Systems (OJS). Acesse o link abaixo e faça o seu cadastro: http://revistas.funorte.edu.br/revistas/

Padronização dos textos
As obras deverão ser submetidas em português. O texto deverá ser digitado no programa Microsoft® Word ou compatível (formato doc. ou docx). Além disso, deverá estar em:
- espaçamento de 1,5 entre as linhas;
- justificado;
- fonte Times New Roman de tamanho 12-pontos;
- layout de página em tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm);
- margens de 2 cm;
- os parágrafos localizados nos elementos deverão ser apresentados com recuo na primeira linha de 1,25 cm.

Citações
Os autores deverão utilizar o sistema autor-data no corpo do texto e seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR 10520.

Referências
Os autores deverão seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR 6023 para elaboração das referências. Deverão estar ao final do texto ou de cada capítulo em ordem alfabética. Utilizar as notas de rodapé apenas para notas explicativas.

- até três autores: citar todos os autores.
MARQUES, G. O. S.; BRITO, I. M.; CRUZ, A. F. P. Conhecimento da população em relação à febre amarela. Bionorte, Montes Claros, v. 8, n. 2, p. 1-10, jul./dez. 2019. Disponível em: http://revistabionorte.com.br/artigo_no=a154.pdf

- mais de três autores: citar o autor principal e em seguida incluir a expressão et al.
SOUZA, F. A. et al. Avaliação do índice de resto-ingesta e sobras em uma unidade de alimentação comercial. Bionorte, Montes Claros, v. 8, n. 2, p. 11-21, jul./dez. 2019. Disponível em: http://revistabionorte.com.br/artigo_no=a155.pdf

Figuras, tabelas, quadros e gráficos
As ilustrações (tabelas, quadros e figuras, como fotografias, desenhos, gráficos, etc.) serão numeradas, consecutivamente, com algarismos arábicos, na ordem em que forem inseridas no texto. Deverão ser submetidas em formato aberto/editável (tabelas no formato doc. ou docx) ou em alta resolução. Deverão ser apresentadas inseridas no próprio texto.

Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (Tabela, Figura, Quadro) seguida do número de ordem de sua ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título (Ex.: Tabela 1 - Título). Após a ilustração, na parte inferior, inserir a legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão, se houver. A fonte consultada deverá ser incluída abaixo das imagens somente se for de dados secundários.

As tabelas devem ser padronizadas conforme recomendações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Normas de apresentação tabular. 3.ed. Rio de Janeiro, 1993, disponíveis em http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf

Agradecimentos
São opcionais e deverão ser apresentados antes das referências.

Fomento
É obrigatório citar a fonte de fomento à obra (se houver). Esta informação deve ser inserida após as referências.

Documentos necessários para submissão
Obra
- arquivo de texto e figuras, tabelas, quadros ou gráficos.

Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais.
- baixar, preencher e salvar em formato PDF para ser anexado durante a submissão: modelo.

Parecer de Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).
- submetido no formato PDF nos casos de investigações científica envolvendo seres humanos ou outros animais.

Cada documento deve ser anexado, separadamente, no campo indicado pelo sistema.

Cuidados éticos
A realização de experimentos envolvendo seres humanos deve seguir as resoluções específicas do Conselho Nacional de Saúde (nº 466/12). A realização de experimentos envolvendo animais deve seguir resoluções específicas (Lei nº 6.638, de 08 de maio de 1979; e Decreto nº 24.645 de 10 de julho de 1934).

Taxas
A Editora Universitária FUNORTE não cobra taxas dos autores para submissão e avaliação das obras. Para as obras aprovadas para publicação, será cobrado o valor de R$ 250,00 referente ao processo de revisão ortográfica e gramatical, diagramação e solicitação do ISBN no Centro Brasileiro do Livro (CBL). É de responsabilidade da Editora Universitária FUNORTE realizar a solicitação do ISBN e elaborar a ficha catalográfica das obras aprovadas para publicação.

Política antiplágio
Antes de serem enviadas para avaliação, as obras submetidas passarão por software detector de plágio. Assim, é possível que os autores sejam questionados sobre informações identificadas pela ferramenta para que garantam a originalidade das obras, referenciando todas as fontes de pesquisa utilizadas. Obras que apresentarem elevada similaridade de texto serão rejeitadas.

Linhas Editoriais
- Textos didático-pedagógicos: obras desenvolvidas por professores e direcionadas a educação básica e superior.

- Produtos científicos: obras elaboradas com o objetivo de divulgar conhecimento científico sobre determinada área do saber. Poderá ser elaborada individual ou coletivamente, podendo ser construída em capítulos e compor um conjunto de estudos científicos de diversos autores (máximo de sete autores por capítulo). Na estrutura de uma coletânea, geralmente, encontra-se a figura dos organizadores (máximo de três organizadores).

- Textos artísticos e culturais: obras criadas por professores e estudantes que objetivam a divulgação de conteúdo de natureza artística e cultural.

Textos didático-pedagógicos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.