Ressignificando os olhares sobre o câncer

Autores

Palavras-chave:

Câncer, Psico-oncologia, Pesquisa qualitativa

Resumo

Trata-se de uma obra de compilação dos resultados de pesquisas qualitativas sobre abordagens aos pacientes com cânceres e seus familiares/cuidadores e, também, aqueles incluídos em cuidados paliativos. Foram realizadas análises baseadas nas técnicas de fenomenologia (de Husserl), hermenêutica (de Heidegger) e interacionismo simbólico (de Blumer), com criação de categorias temáticas oriundas da análise efetuada pelo software NVivo 11. Está organizado em capítulos: 1) Introdução, que apresenta uma contextualização atualizada sobre o câncer, além de exibir o problema de pesquisa proposto em uma pergunta norteadora e o objetivo geral do estudo; 2) Materiais e métodos, sessão informativa do tipo de pesquisa, abordagens teórico conceituais empregadas, cenários de investigação, participantes envolvidos no levantamento de dados, instrumentos de coleta de dados, técnica de interpretação dos resultados e aspectos éticos envolvendo a pesquisa; 3) Descrição dos resultados, apontamentos de codificação e características sociodemográficas dos participantes, preservando o anonimato; e as análises qualitativas das narrativas dos entrevistados, com as respectivas inferências e discussões com a literatura científica, das pessoas, expectadoras diretas do estudo, pela convivência com o câncer, nesta ordem: 4) câncer de mama; 5) câncer de colo do útero; 6) câncer de próstata; 7) câncer de cabeça e pescoço; 8) cânceres infanto-juvenis; 9) cuidados paliativos, quando não se tem mais expectativa terapêutica. Esses capítulos foram intitulados com verbos no gerúndio, sinônimos do verbo olhar (remetendo às diversas percepções que se faz do outro) e que têm características com os sentimentos expressados pelos participantes do estudo, pois quem olha vê algo ou alguém e atribui um significado a isso, reflete sobre sua visão e, depois, num processo intrínseco e pessoal ressignifica seu olhar e sua vida; quem é olhado interpreta como é fitado e sem expressar palavras, somente pelo direcionamento do olhar, que é cortante e penetra intimamente seu ser, que o indivíduo se torna sujeito de si e acaba ressignificando sua própria vida e, por fim, no capítulo 10) considerações finais.

Biografia do Autor

Henrique Andrade Barbosa, Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI)

Enfermeiro pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Mestre em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unimontes. Especialista em Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica pelo Instituto de Educação Continuada da PUC-MG. Atua como Coordenador de Pesquisa da Faculdade de Saúde Ibituruna (FASI). Docente do curso de Enfermagem da FASI, do Instituto de Ciências da Saúde e da Unimontes. É membro do Grupo de Pesquisa em Enfermagem da Unimontes.

Álvaro Parrela Piris, Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI)

Mestre em Tecnologia da Informação Aplicadas a Biologia Computacional (PROMOVE). Graduação em Enfermagem pelas Faculdades Unidas do Norte de Minas (FUNORTE). Pós-graduação em Saúde do Adulto Hospitalar, Saúde Mental e Terapia Intensiva. Especialização em Docência do Ensino Superior com Ênfase em Gestão Acadêmica.

Downloads

Publicado

2022-03-15

Como Citar

Andrade Barbosa, H., & Parrela Piris, Álvaro. (2022). Ressignificando os olhares sobre o câncer. Editora Universitária FUNORTE. Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/editorauniversitaria/article/view/56

Edição

Seção

Produtos científicos