Sobre a Revista

Apresentação e Escopo
A Revista Humanidades (Montes Claros) é uma publicação da área interdisciplinar aberta à comunidade científica nacional e internacional, vocacionada para a interlocução entre a Ciência e a Sociedade. Com esta publicação, busca-se transformar pesquisas em informação acessível à comunidade científica e potencializar o desenvolvimento de investigações em uma perspectiva de troca de experiências com outros periódicos e Centros de Pesquisa nacionais e internacionais.

Entidade Editora
Centro Universitário FUNORTE.

Periodicidade da publicação
Fluxo contínuo. Dois números são publicados por ano e os artigos científicos divulgados à medida que o processo editorial se encerra, ou seja, os números não precisam estar fechados para publicação da investigação. 

Idioma de submissão
Português, inglês ou espanhol.

Processo de avaliação
Os trabalhos serão revisados por pares (peer review), sendo dois pareceristas externos com experiência na área de conhecimento do manuscrito. Esse processo se dará de forma sigilosa, garantindo o anonimato dos autores e revisores (revisão por pares cega). O sistema de avaliação compreende as seguintes etapas:
1. avaliação do manuscrito por um editor em relação ao escopo da revista e adequação às normas;
2. revisão por dois ou mais avaliadores ad hoc;
3. encaminhamento para os autores das adequações solicitadas (caso necessário);
4. decisão sobre a publicação pelo editores.

Ética em Pesquisa
Investigações envolvendo seres humanos devem ser conduzidas de acordo com as Resoluções do Conselho Nacional de Saúde nº 466/12 e nº 510/16. Estudos desenvolvidos em outros países deverão seguir legislação própria. Normalmente, inclui aprovação da investigação por um comitê de ética em pesquisa.

Direitos autorais
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos: - os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista Humanidades (Montes Claros) o direito de primeira publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesse periódico. - a publicação e distribuição do artigo pelos pesquisadores (Ex.: na sua página pessoal ou em repositórios institucionais) não será permitida a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial.

Licença Creative Commons
Creative Commons License
Creative Commons Attribution 4.0 International License

Política de acesso livre
Acesso aberto imediato (open access).

Política de arquivamento
Este periódico usa o sistema LOCKSS como Política de Arquivamento

Taxa de processamento de artigos
A Humanidades (Montes Claros) não cobra qualquer tipo de taxa dos autores para submissão, processamento e pubicação de manuscritos. No entanto, o custo da tradução para o idioma inglês  será de responsabilidade dos autores, realizada por uma tradutora credenciada e indicada pela própria Revista.

Política de antiplágio
Os artigos científicos submetidos sofrem rastreamento por software antiplágio específico. Os autores devem estar atentos para as implicações previstas nos dispositivos legais do Código Penal (artigo 184) e da Lei de Direitos Autorais (Art. 7º, parágrafo terceiro da Lei nº  9.610, de 19 de fevereiro de 1998Vide Lei nº 12.853, de 2013). Artigos que apresentarem elevada similaridade de texto serão rejeitados.

ISSN (International Standard Serial Number)
2526-656X On-line version
1809-4929 Print version

Google Metrics
- índice h5: 4.
- índice h10: 1.

Fontes de Indexações: