Abordagem do setembro amarelo na atenção primária

um relato de experiência

Autores

  • Maria Paula Pereira Freitas Faculdade Funorte de Janaúba, Janaúba - MG, Brasil
  • Mayara Cantuária da Silva Faculdade Funorte de Janaúba, Janaúba - MG, Brasil
  • Janine Morais Pereira Faculdade Funorte de Janaúba, Janaúba - MG, Brasil
  • Robson Rocha de Souza Faculdade Funorte de Janaúba, Janaúba - MG, Brasil
  • Elen Lorena Lopes Silva Roque Faculdade Funorte de Janaúba, Janaúba - MG, Brasil
  • Benara Carla Barros Frota Faculdade Funorte de Janaúba, Janaúba - MG, Brasil

Resumo

Objetivo: relatar uma experiência voltada para a saúde mental e pública realizada na atenção primária à saúde, com ênfase no tema Setembro Amarelo. Materiais e Métodos: trata-se de uma análise descritiva do tipo relato de experiência conduzida pela acadêmica do curso de graduação em Psicologia da Faculdade Funorte, situada em Janaúba-MG. A prática foi realizada na atenção primária da cidade de Jaíba-MG. Durante o encontro realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS), Centro de Saúde II, com foco na livre demanda, foi abordado o tema do Setembro Amarelo. Apesar de o público majoritário ser composto por idosos, foi realizada uma dinâmica com o grupo utilizando balões e frases, proporcionando um momento de descontração para finalizar a atividade. Resultados: o encontro facilitou a disseminação de conhecimento sobre o tema, abordando questões relevantes e de extrema importância. Além de discutir sobre o Setembro Amarelo e a prevenção do suicídio, foi enfatizada a importância do cuidado com a saúde mental. A dinâmica realizada permitiu criar um ambiente leve e descontraído para a discussão sobre saúde mental; também foi realizada a avaliação do conhecimento prévio dos participantes sobre o assunto. Conclusão: a experiência de estágio ofereceu ao acadêmico uma série de aprendizados e contribuições significativas para sua formação. O estágio ofereceu a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso de Psicologia, permitindo o desenvolvimento de habilidades essenciais, como a capacidade de interagir com diferentes públicos, lidar com situações reais e complexas da saúde mental e pública, e praticar técnicas de intervenção adequadas ao contexto da atenção primária. 

Downloads

Publicado

2024-05-05

Como Citar

Freitas, M. P. P., Silva, M. C. da, Pereira, J. M., Souza, R. R. de, Roque, E. L. L. S., & Frota, B. C. B. . (2024). Abordagem do setembro amarelo na atenção primária : um relato de experiência . Humanidades (Montes Claros), 13(Suppl.3). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/1002