Saúde mental pública e liberdade assistida

um relato de experiência

Autores

  • Mayra Luciana Pereira Mendes Faculdade Funorte de Janaúba, Janaúba - MG, Brasil
  • Mayara Cantuária da Silva Faculdade Funorte de Janaúba, Janaúba - MG, Brasil
  • Robson Rocha de Souza Faculdade Funorte de Janaúba, Janaúba - MG, Brasil
  • Janine Morais Pereira Faculdade Funorte de Janaúba, Janaúba - MG, Brasil
  • Elen Lorena Lopes Silva Roque Faculdade Funorte de Janaúba, Janaúba - MG, Brasil
  • Benara Carla Barros Frota Faculdade Funorte de Janaúba, Janaúba - MG, Brasil

Resumo

Objetivo: descrever a experiência de atendimentos de um assistido da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, em processo de liberdade assistida. Materiais e Métodos: trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado entre os meses de agosto a novembro de 2023, a partir de convênio entre a Defensoria Pública e a Faculdade Funorte de Janaúba. Inicialmente, foi realizado o acolhimento ao assistido, dando início às entrevistas psicológicas. Em seguida, foram realizadas técnicas de respiração e psicoeducação. Os atendimentos foram feitos semanalmente com duração de 30 minutos por sessão e os registros das sessões foram feitos em prontuário psicológico, conforme prevê o Conselho Federal de Psicologia. Resultados: o assistido apresentou queixas de ansiedade e medo que estavam ligados ao contexto da liberdade assistida. Diante disso, foram feitas intervenções para melhorar o humor ansioso, auxiliar o assistido na resolução de problemas, na busca de emprego e na autonomia para lidar com os conflitos. Conclusão: o processo de readaptação à sociedade após o cumprimento de sentença pode ser um fator causador de sofrimentos psíquicos ao indivíduo. O papel do psicólogo com a equipe de defensores torna-se crucial durante esse período, fazendo com que os direitos do cidadão sejam cumpridos perante a justiça e acolhendo as dores e angústias que esse processo pode causar. A experiência ao longo da condução dos atendimentos foi de extrema importância para a capacitação da acadêmica, sendo possível praticar os métodos aprendidos em sala de aula e definir quais seriam necessários para que a intervenção ao assistido fosse satisfatória.

Downloads

Publicado

2024-05-05

Como Citar

Mendes, . M. L. P., Silva, M. C. da, Souza, R. R. de, Pereira, J. M., Roque, E. L. L. S., & Frota, B. C. B. . (2024). Saúde mental pública e liberdade assistida: um relato de experiência . Humanidades (Montes Claros), 13(Suppl.3). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/1013