RELATO DE EXPERIÊNCIA: PRÁTICA DE LABORATÓRIO SOBRE CONSERVAÇÃO PÓSCOLHEITA DO MARACUJÁ COM E SEM CaCl2

Autores

  • Camila Ribeiro Maciel
  • Lais Magalhães Rodrigues
  • Polyana Pinheiro Lima
  • Samya Victória Araújo Meireles
  • Osdnéia Lopes FUNORTE

Palavras-chave:

Investigação Científica. Cloreto de Cálcio. Amadurecimento

Resumo

Objetivo: Analisar a conservação pós colheita dos frutos de maracujá em imersão com e sem CaCl2 durante a prática em laboratório, no estudo da disciplina de investigação científica. Materiais e Métodos: O experimento foi realizado como prática da disciplina de Investigação Científica dos alunos do 3º ano do ensino médio do Colégio Betel. A prática aconteceu no laboratório de ciências do colégio Betel, orientada pela professora da disciplina. Utilizaram-se como tratamento, frutos imersos em solução de 1% de CaCl2 durante 10 minutos e frutos sem imersão, todos com 4 repetições. Os frutos foram avaliados por 7 e 14 dias após a aplicação dos tratamentos. As análises foram: peso dos frutos, diâmetro, SST (º Brix) e pH. Resultados: Foi possível observar que o tratamento com CaCl2 não interferiu nas variáveis pH e º Brix. Houve uma diferença em relação ao peso de frutos e diâmetro, observando uma redução ao longo do tempo em ambos os tratamentos. Neste experimento, o tratamento com CaCl2 não possibilitou uma maior vida útil para os frutos de maracujá. A prática de laboratório sobre conservação pós colheita permitiu que os alunos associassem a prática com o conhecimento teórico, consentindo que apliquem o método científico, incluindo a formulação de hipóteses, o planejamento de experimentos, a coleta de dados e a análise de resultados. Isso promove o pensamento crítico e a abordagem baseada em evidências. Conclusão: Os frutos de maracujá imersos em 1 % de CaCl2 não foram eficazes na conservação póscolheita. Novas concentrações e tempo de imersão podem ser testados em novos estudos. A prática em laboratório desempenha um papel fundamental na educação e contribui para o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico.

Downloads

Publicado

2024-08-08

Como Citar

Ribeiro Maciel, C., Magalhães Rodrigues, L. ., Pinheiro Lima, P. ., Araújo Meireles, S. V. ., & Lopes, O. (2024). RELATO DE EXPERIÊNCIA: PRÁTICA DE LABORATÓRIO SOBRE CONSERVAÇÃO PÓSCOLHEITA DO MARACUJÁ COM E SEM CaCl2 . Humanidades (Montes Claros), 13(Suppl.1). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br:80/revistas/index.php/humanidades/article/view/1150