ANÁLISE ACERCA DAS CONDIÇÕES DE SANEAMENTO BÁSICO DO MUNICÍPIO DE JANUÁRIA/MG COM BASE NOS INDICADORES DO SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES DE SANEAMENTO

Autores

  • Aline Natalia Pereira dos Santos
  • Karla Cristina Cardoso de Oliveira
  • Maurício Aparecido Pereira dos Santos
  • Luan de Oliveira Queiroz

Resumo

A finalidade da pesquisa é realizar uma análise das condições de saneamento básico do município de Januária/MG, com base nos indicadores do Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS). O estudo utilizou como base a revisão bibliográfica e a análise quantitativa e qualitativa de dados disponíveis no Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS), em sítio eletrônico do Governo Federal, referentes às condições de saneamento básico do município de Januária/MG, entre os anos de 2010 a 2019 (BRASIL, 2021). Posto isto, a pesquisa foi realizada em duas etapas: inicialmente, foi realizada a consulta de artigos em periódicos e em revistas científicas sobre o tema em questão, e, após, a coleta de dados na base analisada (GIL, 2002; BRASIL, 2021). O estudo demonstrou que o município de Januária apresentou um relativo progresso nas condições de coleta de água e esgoto. Porém, no tocante à coleta seletiva de resíduos sólidos, é preciso maiores incentivos e investimentos do poder público para assegurar o aumento da qualidade de vidas das pessoas. Constata-se, pois que uma maior atenção à dimensão de saneamento básico de Januária pode implicar em melhor provimento de saúde, dignidade e desenvolvimento, além de representar grande impulso na qualidade de vida da cidade. Portanto é necessário garantir que as pessoas tenham acesso à água tratada, ao esgotamento sanitário adequado e à coleta seletiva de resíduos em seus domicílios como elementos fundamentais para se elevar o bem-estar.


Referências

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Regional. Secretaria Nacional de Saneamento [SNS] Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) - Municípios. Brasília, 2021. Disponível em: http://app4.mdr.gov.br/serieHistorica/. Acesso em: 24 ago. 2021.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LEITE, N. D.; PAIVA, B. K. V.; OLIVEIRA, M. Z. F. S.; SANTOS, G. O. Lixões, aterros controlados e aterros sanitários: o que mudou no Brasil após a publicação da Lei Federal 12.305/2010. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 30°, 16 a 19 jun. 2019, Natal, no Rio Grande do Norte. Anais [...] Natal, no Rio Grande do Norte, 2019. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/55137/1/2019_eve_ndleite.pdf. Acesso em: 24 ago. 2021.

NICÁCIO, J. A.; PEREIRA JUNIOR, A. Saneamento básico, meio ambiente e a saúde pública em Açailândia - MA. Revista Saúde e Meio Ambiente – RESMA, Três Lagoas, v. 8, n.1, pp. 123-136, Janeiro∕Julho. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/sameamb/article/view/7469. Acesso em: 24 ago. 2021.

SALIMENA, T.; PANTOJO, F.; SANTOS, J. F.; DIAS, E.; CASTRO, S. A Evolução do Saneamento Básico no Brasil: Uma Análise Crítica dos Serviços de Resíduos Sólidos com Base na Experiência do SNIS. REUCP, Petrópolis, v. 15, nº 1, P. 1-15, 11 ago. 2021. Disponível em: http://seer.ucp.br/seer/index.php/REVCEC/article/view/2040/3236. Acesso em: 24 ago. 2021.

SILVA, A. H. M.; SILVA, A. R.; ALVARENGA, E.; HORA, H.; ERTHAL, M. Avaliação da gestão de resíduos sólidos urbanos de municípios utilizando multicritério: região norte do Rio de Janeiro. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 4, n. 2, p. 410-429, abr./jun. 2018. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/59/96. Acesso em: 24 ago. 2021.

Downloads

Publicado

2024-08-08

Como Citar

Pereira dos Santos, A. N. ., Cardoso de Oliveira, . K. C. ., Pereira dos Santos, M. A. ., & de Oliveira Queiroz, L. . (2024). ANÁLISE ACERCA DAS CONDIÇÕES DE SANEAMENTO BÁSICO DO MUNICÍPIO DE JANUÁRIA/MG COM BASE NOS INDICADORES DO SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES DE SANEAMENTO. Humanidades (Montes Claros), 13(Suppl.1). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br:80/revistas/index.php/humanidades/article/view/1165