Cultura de resultados e nova gestão pública: as narrativas de poder no prêmio “Escola Transformação”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53303/hmc.v11i1.209

Palavras-chave:

Cultura de resultados, Educação, Políticas Públicas, Nova gestão pública

Resumo

Objetivo: analisar as narrativas de poder expressas em uma política pública educacional do Estado de Minas Gerais, intitulada Prêmio “Escola Transformação”, de modo a desvendar a dinâmica de poder existente e os interesses dos formuladores de política na mudança cultural. Materiais e Métodos: foi realizada uma pesquisa qualitativa-interpretativa, com dados secundários estudados pelos métodos de análise documental e de análise do discurso foucaultiana. Resultados: são apresentados o enunciado do Prêmio e suas formações discursivas, que evidenciaram o entendimento maciçamente contábil da atividade educacional, a imposição de uma cultura de resultados, bem como a relação de poder assimétrica entre o governo estadual e as escolas. Conclusão: as definições culturais de como a escola deve ser organizada, compreendida e avaliada se dão por meio dessa relação de poder assimétrica, e que por meio de uma ação política, dita pacificadora de premiação, buscaram expandir e legitimar uma cultura de resultados e o discurso da Nova Gestão Pública nas escolas.

Referências

ALVESSON, M. Understanding organizational culture. London: Sage, 2007. Disponível em: http://www.untag-smd.ac.id/files/Perpustakaan_Digital_2/ORGANIZATIONAL%20CULTURE%20Understanding%20organizational%20culture.pdf. Acesso em: 01 abr. 2021.

ABOLAFIA, M. Y. Narrative construction as sensemaking: how a Central Bank thinks. Organization Studies, v. 31, n. 3, p. 349-367, 2010. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/0170840609357380. Acesso em: 01 abr. 2021.

BROWN, A. D.; COLVILLE, I.; PYE, A. Making sense of sensemaking in

organization studies. Organization Studies, v. 36, n. 2, 265–277, 2015.

SUCHMAN, M. C. Managing legitimacy: Strategic and institutional approaches. Academy of Management Review, v. 20, n. 3, p. 571-610, 1995. Disponível em: https://doi.org/10.2307/258788. Acesso em: 25 maio 2021.

WOOD JR, T. Organizações de simbolismo intensivo. Revista de Administração de Empresas, v. 40, n. 1, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/dKkB5JDY38F4cKdYJmBhDcz/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 maio 2021.

BOYCE, M. E. Organizational story and storytelling: a critical review, Journal

of Organizational Change Management, v. 9, n. 5, p. 5-26, 1996. Disponível em: https://doi.org/10.1108/09534819610128760. Acesso em: 20 maio 2021.

FOUCAULT, M. Ordem do discurso (A). Edições Loyola, 24 ed., 2014.

DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo. Boitempo editorial, 2017.

MARQUES, L. R.; MENDES, J. C. B.; DE LIMA MARANHÃO, I. M. A nova gestão pública no contexto da educação pernambucana e a qualidade educacional. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação-Periódico científico editado pela ANPAE, v. 35, n. 2, p. 351, 2019.

MARQUES, L. R. Repercussões da nova gestão pública na gestão da educação: um estudo da rede estadual de Goiás. Educar em Revista, v. 36, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/sZktftH73Rxt4DnHCmKrnFp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 08 abr. 2021.

SEE. Secretaria do Estado de Educação (Estado). Resolução nº 4524, de 11 de março de 2021. Institui o Prêmio “Escola Transformação” destinado a reconhecer as escolas públicas estaduais com destaque nos resultados de desempenho e fluxo escolar, cria o Índice Escola Transformação (Inest) e dá outras providências. Resolução SEE Nº 4.524 de 11 de Março de 2021.1. Belo Horizonte, MG, 11 mar. 2021. Disponível em: https://www2.educacao.mg.gov.br/images/documentos/RESOLU%C3%87%C3%83O%20SEE%20N%C2%BA%204.524%20DE%2011%20DE%20MAR%C3%87O%20DE%202021..pdf. Acesso em: 20 mar. 2021.

GABRIEL, Y. The Unmanaged Organization. Organization Studies, v. 16, n. 3, p. 477-501, 1995.

ZEMA, R. (Minas Gerais). Partido Novo. Liberdade ainda que tardia - Plano de Governo. 2018. Disponível em: https://divulgacandcontas.tse.jus.br/candidaturas/oficial/2018/BR/MG/2022802018/130000600702//proposta_1533160671813.pdf. Acesso em: 20 jun. 2021.

VERGER, A.; NORMAND, R. Nueva gestión pública y educación: elementos teóricos y conceptuales para el estudio de un modelo de reforma educativa global. Educação & Sociedade, v. 36, p. 599-622, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302015152799. Acesso em: 20 jun. 2021.

STRATI, A. Organizational Symbolism as a Social Construction: A Perspective from the Sociology of Knowledge. Human Relations, v. 51, 1998.

HARDY, C.; CLEGG, S. R. Alguns ousam chamá-lo de poder. In: CLEGG, S.

T.; HARDY, C.; NORD, W. R. Handbook de estudos organizacionais. v. 2, São Paulo: Atlas, 1998, p. 261-289. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1415-65552002000300014. Acesso em: 20 mar. 2021.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 7 ed., 2008. Disponível em: https://gambiarre.files.wordpress.com/2010/09/foucault-a-arqueologia-do-saber.pdf. Acesso em: 20 mar. 2021.

BROWN, A. D. Authoritative sensemaking in a public inquiry report. Organization Studies, v. 25, n. 1, p. 95-112, 2004. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/0170840604038182. Acesso em: 21 mar. 2021.

BROMLEY, P. Policy and Administration as Culture:Organizational Sociologyand Cross‐National Education Trends. In: MUNDY, K et al. Handbook of Global Education Policy. Londres: Wiley-Blackwell. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1002/9781118468005.ch26. Acesso em: 30 mar. 2021.

MEYER, J. W.; RAMIREZ, F. O.; SOYSAL, Y. N. World expansion of mass education, 1870-1980. Sociology of education, p. 128-149, 1992. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/2112679. Acesso em: 25 mar. 2021.

SAUNDERS, M.; LEWIS, P.; THORNHILL, A. Research methods for business students. 6a Ed. London: Pearson education, 2009.

FISCHER, R. M. B. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa, p. 197-223, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/SjLt63Wc6DKkZtYvZtzgg9t/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 de mai. 2021.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

LACERDA, C. C. O.; MELLO, S. C. B. Se essa Rua Fosse Minha eu Mandava Ladrilhar: Conflitos Sociais no Organizar do Espaço Urbano e a Luta pela Significação entre Discursos e [R]Existência. Organizações & Sociedade, v. 27, n. 95, p. 787-819, 2020.

Downloads

Publicado

2022-05-02

Como Citar

Freitas, V. A. F., & Pereira, M. S. F. (2022). Cultura de resultados e nova gestão pública: as narrativas de poder no prêmio “Escola Transformação”. Humanidades (Montes Claros), 11(1), 137–153. https://doi.org/10.53303/hmc.v11i1.209

Edição

Seção

Artigo original