Aplicação prática da análise do comportamento: relato de experiência

Autores

  • Randerson Guilherme Santos Centro Universitário FUNORTE, Montes Claros-MG, Brasil
  • Joyce Anelise Aquino de Carvalho Centro Universitário FUNORTE, Montes Claros-MG, Brasil
  • Maylanne Moura Oliveira Centro Universitário FUNORTE, Montes Claros-MG, Brasil
  • Maíra Prates e Silva Centro Universitário FUNORTE, Montes Claros-MG, Brasil

Palavras-chave:

Análise do comportamento, Behaviorismo radical, Psicoterapia

Resumo

Objetivo: relatar a experiência ao aplicar os fundamentos teóricos da Análise do Comportamento, com enfoque no Behaviorismo radical, e teorias do desenvolvimento infantil dentro de um contexto de atendimento clínico psicoterapêutico. Materiais e Métodos: o presente estudo é um relato de experiência, formulado por acadêmicos de Psicologia do 8º período, em sua atuação no Estágio Supervisionado Clínico que foi praticado em uma Clínica Escola de Psicologia em Montes Claros - MG em atendimentos realizados a uma criança de cinco anos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo com corte transversal. Como instrumentos e técnicas, foi realizada a anamnese, utilizadas técnicas de observação e escuta psicológica, feita orientação aos pais. Para o trabalho com a criança atendida, foram usados recursos de ludoterapia e técnicas de relaxamento. Ademais, foi realizada análise funcional dos dados obtidos e entrevista devolutiva com os pais. Resultados: por meio dos atendimentos realizados e das informações colhidas, foi possível a realização de análise funcional, quando foram identificados comportamentos específicos, na análise molecular, e padrões de comportamento, na análise molar, tidos como indesejáveis. Como forma de intervenção, a sugestão é de que seja realizada sessão de orientação aos pais para que não reforcem tais comportamentos e lidem de forma assertiva, possibilitando um crescimento saudável da paciente.  A partir do exposto, compreende-se a importância da Psicologia para possibilitar um desenvolvimento saudável do indivíduo desde a infância. A Psicoterapia analítico funcional permite a identificação de comportamentos disfuncionais e proposição de intervenções para a modificação desses comportamentos. Conclusão: pontua-se a excelência das atividades da clínica escola como fonte de atendimento psicoterapêutico acessível e de qualidade para toda a população sem restrições de idade ou renda.

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Publicado

2022-05-31

Como Citar

Santos, R. G. ., Carvalho, J. A. A. de ., Oliveira, M. M. ., & Silva, M. P. e. (2022). Aplicação prática da análise do comportamento: relato de experiência. Humanidades (Montes Claros), 11(S2). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/239

Edição

Seção

Relato de experiência