Atendimentos psicoterápicos na clínica escola pela análise do comportamento: um relato de experiência

Autores

  • Anne Camila Costa Ferreira Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna, Montes Claros-MG, Brasil
  • Christiane Nunes Azevedo Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna, Montes Claros-MG, Brasil
  • Vitória Lopes Santos Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna, Montes Claros-MG, Brasil
  • Maíra Prates e Silva Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna, Montes Claros-MG, Brasil

Palavras-chave:

Psicologia Clínica, Análise do Comportamento Aplicada, Aprendizagem Baseada na Experiência

Resumo

Objetivo: relatar a experiência vivenciada na prática do atendimento psicoterápico, de acordo com a teoria filosófica do Behaviorismo Radical, bem como as técnicas e intervenções da Análise do Comportamento Aplicada, e assim, auxiliar o paciente nas demandas apresentadas em seus aspectos comportamentais, cognitivos e emocionais. Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência de caráter qualitativo, descritivo e transversal. Desenvolvido por acadêmicas de psicologia, no Estágio Supervisionado Específico I- Clínica I, em uma clínica escola de psicologia na cidade de Montes Claros- MG. Foram utilizadas literaturas científicas acerca da Análise do Comportamento e da FAP, para o estudo e embasamento teórico, a fim de aplicá-las na prática clínica. Com o cliente, foi realizada escuta e acolhimento psicológico da demanda, entrevista psicológica, anamnese clínica, observação do comportamento, análise funcional molecular e molar dos comportamentos apresentados, psicoeducação, jogos de regras. Resultados: a partir das observações e análises funcionais realizadas e, de acordo com a literatura científica, foi possível perceber padrões de comportamento clinicamente relevantes. Assim, foram realizadas as intervenções das dificuldades em lidar com frustrações, que vinham se mantendo por reforço positivo, além disso, comportamentos apresentados como estranhos e sem motivos aparentes, mantidos pela falta de acolhimento aos sentimentos e emoções do paciente, devido a um ambiente altamente punitivo. Conclusão: a clínica escola é um ambiente permeado de desafios e descobertas, onde é possível alinhar teoria e prática de maneira ética e responsável, com abordagens respaldadas em evidências científicas e, como compromisso social, tornar acessível um atendimento psicológico eficaz e de qualidade.

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Publicado

2022-05-31

Como Citar

Ferreira, A. C. C., Azevedo, C. N. ., Santos, V. L., & Silva, M. P. e. (2022). Atendimentos psicoterápicos na clínica escola pela análise do comportamento: um relato de experiência. Humanidades (Montes Claros), 11(S2). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/246

Edição

Seção

Relato de experiência