Trabalhando as emoções na segunda infância: um relato de experiência

Autores

  • Fabiana Cristina de Oliveira Paixão Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna, Montes Claros-MG, Brasil
  • Idaiane Adelina Terra Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna, Montes Claros-MG, Brasil
  • Laura Raissa Leal de Sousa Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna, Montes Claros-MG, Brasil
  • Stefany Caroline Pereira Alves Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna, Montes Claros-MG, Brasil
  • Danielle Ribeiro Cardoso Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna, Montes Claros-MG, Brasil

Palavras-chave:

Observação, Desenvolvimento infantil, Emoções

Resumo

Objetivo: relatar as experiências dos acadêmicos no Estágio Supervisionado Básico I - Observação do Desenvolvimento Humano, observando e registrando o desenvolvimento infantil na segunda infância, bem como trabalhar suas emoções, compreensão, controle e seu vínculo afetivo. Materiais e Métodos: o estágio foi desenvolvido, observando se crianças com faixa etária entre 3 a 6 anos, em um encontro semanal, com duração de uma hora. Observou-se como cada criança descrevia suas emoções através de emojis apresentados a ela. Resultados: ao longo da prática, pode-se observar como a criança conseguia localizar com facilidade algumas emoções, enquanto que em outras, ela demonstrava muita dificuldade. Nessa faixa etária, a criança ainda demonstra dificuldade em expressar suas emoções e localiza-se através dos emojis que foram apresentados. Mas quando se articula às emoções com as vivências do dia a dia, percebe-se que a criança apresenta facilidade em identificá-las. Conclusão: essa prática proporcionou aos acadêmicos uma experiência única quanto ao desenvolvimento infantil na segunda infância.

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Publicado

2022-05-31

Como Citar

Paixão, F. C. de O. ., Terra, I. A., Sousa, L. R. L. de ., Alves, S. C. P. ., & Cardoso, D. R. (2022). Trabalhando as emoções na segunda infância: um relato de experiência. Humanidades (Montes Claros), 11(S2). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/247

Edição

Seção

Relato de experiência