As potencialidades das pistas visuais na clínica comportamental: um relato de experiência
Palavras-chave:
Análise do Comportamento Aplicada, Behavorismo, PsicologiaResumo
Objetivo: relatar experiências de graduandos em Psicologia no uso de pistas visuais para a construção da demanda de intervenção na clínica analítica comportamental. Materiais e Métodos: trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, descritivo e transversal do tipo relato de experiência. As considerações partem dos diários de atendimento de estudantes da graduação em Psicologia e das discussões de casos em supervisões, na vivência do Estágio Supervisionado Curricular Específico - Clínica II, em um serviço de Clínica Escola de Psicologia do município de Montes Claros-MG, realizado durante o 2º semestre de 2021. No decorrer da prática de estágio, foram utilizadas pistas visuais adaptadas pelos autores. Resultados: constatou-se que as pistas visuais possibilitam a investigação e análise dos repertórios e padrões comportamentais dos clientes associados aos comportamentos disfuncionais da queixa inicial de intervenção. Ademais, a partir das observações na aplicação das pistas visuais, é possível construir análises funcionais dos casos atendidos, compreender as situações em que comportamentos disfuncionais ocorrem e, por fim, construir planos de intervenção com vistas à modificação, ampliação e aquisição de novos repertórios comportamentais. É possível inferir, outrossim, que fazer uso de tais recursos como apoio visual em clientes com desenvolvimento atípico favorece a compreensão destes em relação àquilo que o terapeuta propõe verbalmente na intervenção. Conclusão: as pistas visuais demonstraram ser recursos importantes e eficazes na intervenção analítica comportamental e um aporte teórico-metodológico-prático imprescindível para o adequado manejo dos comportamentos disfuncionais da queixa inicial de intervenção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Nilson de Jesus Oliveira Leite Júnior, Ramily Guedes de Freitas, Thayná Alves Cardoso, Maíra Prates e Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.