Vivências de estágio na atenção primária à saúde

Autores

  • Lidiane de Lourdes da Costa Centro Universitário FUNORTE, Montes Claros-MG, Brasil
  • Maria Eduarda Barbosa Silva Centro Universitário FUNORTE, Montes Claros-MG, Brasil
  • Taiz Mendes Aguiar Centro Universitário FUNORTE, Montes Claros-MG, Brasil
  • Vitor Mateus Souza Martins Centro Universitário FUNORTE, Montes Claros-MG, Brasil
  • Anne Raissa Souza Dias Brante Centro Universitário FUNORTE, Montes Claros-MG, Brasil

Palavras-chave:

Conhecimento, Psicologia, Unidade Básica em Saúde

Resumo

Objetivo: relatar a experiência adquirida no conhecimento e vivência da prática acadêmica, aperfeiçoando o aprendizado dos acadêmicos do curso de psicologia no âmbito individual e coletivo da saúde mental. Materiais e Métodos: o estágio foi composto de supervisões teóricas e atividades práticas. As atividades foram realizadas em duplas ou de forma individual uma vez por semana, nas unidades básicas de saúde do município de Montes Claros/ MG. Os estudantes participaram da organização e realização de ações terapêuticas, acolhimento, visitas domiciliares, ações de educação em saúde, matriciamento e grupos terapêuticos, de modo a proporcionar um alinhamento teórico-prático ao do serviço da Psicologia na Atenção Primária à Saúde. Resultados: o estágio proporcionou grande aprendizado, pois permitiu aos acadêmicos e à equipe de saúde uma troca de conhecimentos e experiências relevantes, com a interação e o interesse nos diversos assuntos compartilhados. A variedade de ações desenvolvidas proporcionou ao estudante vivenciar, na condição de aprendiz, as diversas vertentes do trabalho do profissional da Psicologia no âmbito da saúde pública. Conclusão: percebe-se o quão necessária é a atuação do profissional psicólogo na atenção primária à saúde e o quanto se faz importante a experiência de estágio curricular, por permitir ao acadêmico desfrutar de ricas experiências e conhecimentos fundamentais, conciliando teoria e prática, de modo a ter uma melhor e mais completa formação profissional.

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Publicado

2022-05-31

Como Citar

Costa, L. de L. da ., Silva, M. E. B. ., Aguiar, T. M. ., Martins, V. M. S. ., & Brante, A. R. S. D. (2022). Vivências de estágio na atenção primária à saúde. Humanidades (Montes Claros), 11(S2). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/278

Edição

Seção

Relato de experiência