Introdução a clínica psicanalítica: relato de experiência

Autores

  • Kelber Castro Lopes Silva Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna, Montes Claros-MG, Brasil
  • Lucas dos Reis Oliveira Silva Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna, Montes Claros-MG, Brasil
  • Raí Peterson Veloso Almeida Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna, Montes Claros-MG, Brasil
  • Weslley Henrique Veloso Siqueira Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna, Montes Claros-MG, Brasil
  • Maircon Rasley Gonçalves de Araújo Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna, Montes Claros-MG, Brasil

Palavras-chave:

Psicologia, Psicanálise, Ensino, Aprendizagem

Resumo

Objetivo: relatar a experiência ao relacionar e apresentar as vivências de uma prática clínica no atendimento a clientes com demandas específicas cuja linha de estudo e intervenção foi a teoria psicanalítica de fase introdutória. Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência de vivências no estágio clínico em Psicologia de abordagem psicanalítica, ocorrido na Clínica Escola de Psicologia de uma instituição de Ensino Superior do norte do estado de Minas Gerais, realizada no período de agosto a novembro de 2021, quando, vários temas foram abordados no decorrer dos atendimentos, como a identificação da estrutura diagnóstica e a livre associação. Foram trabalhadas técnicas, como entrevistas preliminares, associação livre, sigilo do atendimento, ética profissional, escuta psicológica, transferência, aspectos do inconsciente e a retificação subjetiva sendo temas introdutórios de intervenção em Psicanálise. Resultados: a experiência vivenciada no decorrer do estágio da clínica psicanalítica possibilitou maior conhecimento diante da abordagem relacionando com a teoria, o que permitiu conhecimento no manejo da prática clínica, sendo fundamental para se chegar ao êxito no atendimento a demandas de ordem do sofrimento mental. Gerou-se aprendizado a partir da atuação do psicólogo e suas possíveis contribuições nesse espaço, através de supervisões, investigações, questionamentos, reflexões e estabelecimento de relações quando aconteciam discussões de casos e orientações na condução dos atendimentos. Medos e receios perpassaram os sentidos dos acadêmicos principalmente aqueles que chegaram à Clínica Escola para o primeiro atendimento. Conclusão: constatou-se que, durante o processo de ensino-aprendizagem, correlacionando teoria e prática, foi possível perceber o desenvolvimento da autonomia, abstração de saberes e conhecimentos específicos para a formação do profissional psicólogo.

Downloads

Publicado

2022-05-31

Como Citar

Silva, K. C. L. ., Silva, L. dos R. O. ., Almeida, R. P. V., Siqueira, W. H. V. ., & Araújo, M. R. G. de . (2022). Introdução a clínica psicanalítica: relato de experiência. Humanidades (Montes Claros), 11(S2). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/287

Edição

Seção

Relato de experiência