A terapia cognitivo-comportamental em prática: uma experiência no estágio supervisionado na clínica
Palavras-chave:
Terapia Cognitivo-Comportamental, Aprendizagem, PsicologiaResumo
Objetivo: descrever a experiência de acadêmicas do curso de Psicologia no estágio supervisionado na clínica, assim como a aprendizagem advinda dessa, sob a ótica da Terapia cognitivo-comportamental. Materiais e Métodos: os atendimentos do estágio supervisionado clínico ocorreram semanalmente, com sessões terapêuticas de duração de cinquenta minutos, durante todo o semestre, aliados às supervisões orientadas pela preceptora do estágio, tendo sido precedidos pelo nivelamento teórico. A prática foi desenvolvida na clínica-escola de Psicologia da instituição de ensino das acadêmicas. Os materiais utilizados nas intervenções clínicas envolveram textos e livros de referência da terapia cognitiva comportamental, fichas de avaliação psicológica, de evolução de atendimento psicológico e de observação lúdica, escalas específicas de avaliação, anamneses e instrumentos lúdicos. Resultados: o estágio na clínica-escola de Psicologia proporcionou às acadêmicas uma aplicação prática da Terapia cognitivo-comportamental por meio da conceituação dos casos de cada paciente. Dentre as dificuldades encontradas pelas estagiárias, destaca-se a falta de experiência com a escuta clínica, o que interfere no entendimento sobre a demanda do paciente, assim como sobre suas crenças pessoais e padrões de comportamento. Ressalta-se que as intervenções propiciaram o desenvolvimento de postura profissional e aprendizagem na execução de entrevistas clínicas, na formulação de hipóteses diagnósticas e no planejamento dos atendimentos clínicos, tendo por base a abordagem citada. Conclusão: diante disso, entende-se que Terapia cognitivo-comportamental mostra-se eficaz em produzir bons resultados no tratamento psicoterapêutico, por meio da construção de mudança cognitiva no processo terapêutico e, por conseguinte, uma modificação emocional e comportamental duradoura.
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