As oficinas terapêuticas dentro de um serviço de atenção à saúde mental de nível secundário

Autores

  • Kamila Stephanye Lourenço Cardoso Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna, Montes Claros-MG, Brasil
  • Renan Duarte Ferreira Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna, Montes Claros-MG, Brasil
  • Sthefane Araujo Peres Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna, Montes Claros-MG, Brasil
  • Raissa Montenegro Gomes e Martins Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna, Montes Claros-MG, Brasil

Palavras-chave:

Psicologia, Saúde Mental, Atenção à Saúde

Resumo

Objetivo: compreender as práticas do ambiente da formação profissional relacionando teoria e experiência vivida no contexto da saúde mental pública para que contribua com discussão dessa área de estudo. Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência, de abordagem qualitativa, descritiva e transversal. Desenvolvido por acadêmicos de Psicologia no Estágio Supervisionado Específico III Saúde Mental II, no 2º semestre de 2021. Foram realizados 04 encontros em um serviço de atenção à saúde mental de nível secundário da cidade Montes Claros – Minas Gerais. Foram utilizados o acolhimento, escuta terapêutica, entrevista, pinturas, artesanato, músicas, discussões de casos e planejamentos estratégicos para intervenções. Resultados: as oficinas terapêuticas funcionam como um dos elementos organizadores do cotidiano nos serviços de atenção à saúde mental de nível secundário. São estratégias de cuidado, interação e socialização que permitem a possibilidade de projeção de conflitos internos/externos por meio de atividades artísticas, com a valorização do potencial criativo, imaginativo e expressivo do usuário. Têm-se destacado por se constituírem novas formas de acolhimento, convivência, mediações do diálogo e acompanhamento que associa a clínica à política. Conclusão: as oficinas cumprem a finalidade de reabilitação psicossocial ao promoverem espaços de (re)construção de papéis sociais, intercâmbios e trocas com os espaços sociais externos, articulando, primeiramente, essa socialização em suas atividades. Através da prática, observou-se que os acadêmicos se mantiveram em constante desenvolvimento e evolução na compreensão, atuação e aplicação do que era proposto.

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Publicado

2022-05-31

Como Citar

Cardoso, K. S. L. ., Ferreira, R. D. ., Peres, S. A. ., & Martins, R. M. G. e . (2022). As oficinas terapêuticas dentro de um serviço de atenção à saúde mental de nível secundário. Humanidades (Montes Claros), 11(S2). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/296

Edição

Seção

Relato de experiência