A importância da escuta terapêutica no acompanhamento de pacientes com transtornos mentais

Autores

  • Letícia da Paz Silva Centro Universitário FUNORTE, Montes Claros-MG, Brasil
  • Steffany Celine Dias Oliveira Centro Universitário FUNORTE, Montes Claros-MG, Brasil
  • Tatilaine Nogueira Santos Centro Universitário FUNORTE, Montes Claros-MG, Brasil
  • Raissa Montenegro Gomes e Martins Centro Universitário FUNORTE, Montes Claros-MG, Brasil

Palavras-chave:

Psicologia, Saúde Mental, Atenção Secundária

Resumo

Objetivo: discorrer sobre a importância da escuta terapêutica no acompanhamento de pacientes com transtorno mental inseridos em um serviço de saúde mental de atenção secundária. Materiais e Métodos: o estudo é um relato de experiência de atendimentos realizados por estudantes durante o estágio em saúde mental do curso de Psicologia de uma instituição de ensino superior privada localizada no município de Montes Claros-MG. Possuiu como cenário um serviço de saúde mental de atenção secundária e, como amostra, os pacientes de permanência que, de acordo com o seu projeto, utilizam do serviço. Foram realizados atendimentos e discussões de casos, além de escuta realizada também com familiar e/ou acompanhante presente. Resultados: percebeu-se que os relatos comuns à maioria dos pacientes incluía, principalmente, a necessidade de ser ouvido, uma vez que o próprio paciente solicitava o atendimento. Conclusão: observou-se a importância da escuta terapêutica para pacientes inseridos no contexto de permanência do serviço de saúde mental, levando em consideração que grande parte dos pacientes relata não se sentir acolhido fora do serviço de permanência, encontrando ali a possibilidade de ser ouvido e compreendido. Para tanto, entende-se a presença de psicólogo como necessária, bem como de sua escuta especializada nesse contexto.

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Publicado

2022-05-31

Como Citar

Silva, L. da P. ., Oliveira, S. C. D. ., Santos, T. N. ., & Martins, R. M. G. e . (2022). A importância da escuta terapêutica no acompanhamento de pacientes com transtornos mentais. Humanidades (Montes Claros), 11(S2). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/309

Edição

Seção

Relato de experiência